Expectativa de Dorival x realidade de Danilo: a bipolaridade da Seleção

Compartilhe

O Brasil entrará em campo nesta terça-feira contra o Paraguai no Defensores del Chaco, em Assunção, pela oitava rodada das Eliminatórias para a Copa de 2026, dividida entre o mundo da expectativa de Dorival Júnior e o da realidade do capitão Danilo. Na entrevista coletiva da noite de segunda-feira, o lateral colocou o dedo na ferida ao chamar a atenção para a realidade da Seleção. Em contrapartida, o técnico botou para fora em frente às câmeras um Dorival de fé que somente jogadores conhecem na intimidade do vestiário.

Danilo acertou ao dizer o óbvio ululante sobre o tratamento irresponsável dado pela CBF ao ciclo do Brasil desde a eliminação contra a Croácia na Copa de 2022. À espera de Carlo Ancelotti, o Brasil foi comandado interinamente por Ramon Menezes e Fernando Diniz. Quando o italiano renovou com o clube espanhol no intervalo entre o afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF e o retorno do presidente ao cargo amparado por liminar, o cartola decidiu romper com Diniz e fechar com Dorival Júnior. Treze meses desperdiçados.

“Estamos um passo atrás. Tivemos muita instabilidade, nomes, treinadores, estratégia, planos, jogadores, pensou um caminho de renovação ou não. Perdeu-se tempo em relação a isso e faz com que estejamos certamente um passo atrás das principais potências. Tudo isso porque o nosso conjunto não está bem-feito. Digo matéria prima, organização e planejamento. Agora, sim, com o Dorival desde março, as coisas entraram por um caminho. Está claro que depois da Copa perdemos tempo”, desabafou no estilo sincerão.

Segundo Danilo, a crítica compartilhada na entrevista coletiva em Assunção foi feita pelo capitão a Ednaldo Rodrigues internamente. “Eu tenho uma posição bem clara em relação a isso. Separo por duas colunas: a primeira a da qualidade de jogadores, material humano e continuamos sendo os melhores do mundo. Estou há 12 temporadas no futebol europeu e tenho certeza do que estou falando. A matéria prima é das melhores do mundo. Mas tem uma coisa que evoluiu muito no mundo inteiro, que é organização, planejamento, observar o que vem pela frente, e nisso deixamos a desejar por algum tempo. Nos outros dois ciclos, mesmo tendo isso muito bem-feito, não vencemos. Então, você pensa… Se fazendo isso tudo muito bem pensado, não conseguimos vencer”, diz.

Danilo também chamou a atenção para o que temos: “A base é essa. Temos que entender a responsabilidade que é nossa neste momento. Se o resultado for positivo, vamos ser aplaudidos e ter apoio. Se não for, será o contrário e é assim o futebol. Não temos que dar muita volta e é assim que funciona”, reforçou o lateral direito do Brasil.

Enquanto Danilo chamava a atenção para a realidade, o técnico Dorival Júnior ressaltava a expectativa para a Copa de 2026. Nos últimos dois trabalhos anteriores, o treinador assumiu os vestiários do Flamengo e depois do São Paulo em tom profético, estabelecendo metas e praticamente firmando pactos por títulos com os respectivos elencos.  Os jogadores falaram abertamente sobre isso depois da materialização das conquistas.

Dorival Júnior surpreendeu na coletiva desta segunda-feira ao se comportar em público como o homem de fé de dentro do vestiário. “Podem esperar que estaremos na decisão da Copa do Mundo. Podem me cobrar”, disparou para o mundo inteiro ouvir. Dorival disse aos jogadores do Flamengo que eles seriam campeões quando substituiu Paulo Sousa em 2022. Ganhou a Copa do Brasil e a Libertadores no time rubro-negro. Repetiu o discurso ao assumir um São Paulo em crise e levou o clube ao título inédito da Copa do Brasil.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

7 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

13 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

2 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás
  • Esporte

Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo que faltou no Flamengo

O Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo midiático que o dirigente não teve…

6 dias atrás