Êxitos na base credenciam Paulo Victor Gomes a candidato à sucessão de Abel Ferreira no Palmeiras

Compartilhe

O sucesso do Palmeiras na conquista do bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior vai além da formação de talentos como Ruan Ribeiro, Pedro Lima, Patrick e tantos outros jovens bons de bola. O clube também está formando um técnico e precisa ter zelo por ele. Para mim, Paulo Victor Gomes é, ou pelo menos deveria ser candidato a sucessor de Abel Ferreira quando o português deixar a Academia de Futebol.

Não é somente pelos títulos nem por conhecer os diamantes da base. Paulo Victor Gomes se preparou. Trocou o papel de zagueiro e volante do time sub-20 do XV de Jaú pelo faculdade de educação física. Tinha 18 anos e um foco: ser técnico de futebol. Concluiu a graduação, fez pós, devorou todos os cursos da CBF Academy e empilhou títulos nas divisões de base do Palmeiras. Duas edições da Copinha, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Paulista, todos nas categorias sub-20. Comandos o time principal do Palmeiras nas últimas duas rodadas da Série A em 2021 contra Athletico-PR e Ceará em mais uma etapa do aprendizado e evolução na profissão.

Tem rastro também nas seleções de base. Levou o país ao título do Sul-Americano Sub-15 em 2019, no Paraguai. Trabalhou justamente com a geração que disputa o torneio sub-20 sob o comando de Ramon Menezes, na Colômbia. O elenco tinha Andrey Santos, Biro, além das joias Ângelo e Matheus França. Na sequência, colaborou com André Jardine nos títulos da Seleção no Torneio de Toulon e no bicampeonato olímpico nos Jogos de Tóquio.

Organizado na base, o Palmeiras pode repetir, em breve, o planejamento de potências do futebol europeu. Pep Guardiola e Tito Vilanova, por exemplo, foram treinadores da base do Barcelona antes de assumirem o elenco principal. Zinedine Zidane deu os primeiros passos no Real Madrid Castilla até suceder Carlo Ancelotti. O ídolo Raúl González é o atual comandante dos garotos e candidatíssimo a treinador do elenco principal em curto prazo.

Os clubes brasileiros têm o vício de olhar apenas para os jogadores talentosos na Copinha, mas há uma safra de treinadores campeões (ou não) surgindo na competição. Zé Ricardo conquistou o título pelo Flamengo. Enderson Moreira foi o mentor de conquistas do Cruzeiro e do América-MG. Rogério Micale brilhou com o Figueirense. Claudinei Oliveira deu a taça ao Santos. Guto Ferreira ganhou a Copinha com o Internacional.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

6 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

13 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

2 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás
  • Esporte

Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo que faltou no Flamengo

O Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo midiático que o dirigente não teve…

6 dias atrás