Castellar Neto toma posse: um dos três senadores por Minas Gerais. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nas gestões de Marco Polo Del Nero e de Rogério Caboclo, o advogado Castellar Modesto Guimarães Neto (PP-MG) assumiu a cadeira de senador no lugar de Carlos Viana (Podemos-MG). O titular dexa o Congresso Nacional por 122 dias para se dedicar à candidatura a prefeito de Belo Horizonte.
O nome de Castellar Neto ganhou força algumas vezes nos bastidores nas crises da CBF para assumir a entidade máxima do futebol brasileiro, mas teve as indicações minadas. Uma delas na saída de Marco Polo Del Nero e outra na queda de Rogério Caboclo. Pesava a favor dele a gestão na Federação Mineira de Futebol de 2014 a 2018, a experiência como assessor da diretoria do Atlético-MG e consultorias jurídicas prestadas para os administradores da Arena Independência.
Preterido entre os oito vices de Ednaldo Rodrigues na CBF, Castellar era primeiro suplente de Carlos Viana no senado. O mandato iniciado em 2019 vai até 2027, ou seja, ele tem chance de assumir a cadeira definitivamente se Carlos Viana for eleito prefeito de Minas Gerais.
O levantamento mais recente apontado pela Pesquisa Quaest aponta liderança de Mauro Tramonte (Republicanos) com 25%. Bruno Angles (PL) tem 12%, João Leite (PSDB) 11%, Duda Salabert (PDT) 9%, Furad Noman (PSD) 9% e Carlos Viana (Podemos) é o sexto colocado na intenção de votos com 8%.
Castellar Neto discursou na posse. “Em todos os momentos críticos, o Brasil pode contar com o equilíbrio político de Minas Gerais. O diálogo e a ponderação sempre fizeram parte da nossa identidade. Muito por isso, soluções históricas em momentos sensíveis nasceram das nossas montanhas. E agora não será diferente. Chego hoje ao Senado Federal com um compromisso inarredável de ser mineiro na melhor essência da palavra”, afrimou o parlamentar.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…