Contratado pelo Real na era Luxemburgo, Sergio Ramos busca o tri mundial contra o Grêmio
Finalistas do Mundial de Clubes da Fifa neste sábado, Real Madrid e Grêmio tiveram um técnico em comum ao longo de suas histórias centenárias: Vanderlei Luxemburgo. Desempregado, o técnico carioca foi responsável por lançar dois jovens jogadores que serão titulares de Zinedine Zidane na equipe merengue e de Renato Gaúcho no tricolor gaúcho em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos: Sergio Ramos e Ramiro.
Vanderlei Luxemburgo comandou o Real Madrid de 30 de dezembro de 2004 a 4 de dezembro de 2005. Na janela de transferências de verão de 2005, foi o responsável pela contratação de Sergio Ramos. O jogador chegou ao clube por 27 milhões de euros “O contratei muito jovem. Ele era uma das promessas da Espanha na época. Era o que mais prometia. Ele estava no Sevilla. Veio junto com o Júlio Baptista. E ele mesmo provou que eu estava certo em apostar na contratação”, disse o treinador ao blog em entrevista publicada em 18 de abril deste ano, quando Sergio Ramos atingiu a marca de 100 jogos pelo Real na Champions League.
Doze anos depois, Sergio Ramos é o capitão do Real Madrid pode conquistar seu 18º título vestindo a camisa branca — o terceiro no Mundial de Clubes da Fifa. Luxemburgo conta o que foi definitivo para contratá-lo em 2005. “Eu vi alguns jogos dele e gostei. Eu queria um zagueiro na época. É um jogador muito versátil até hoje. E jogava como lateral também. Já tinha muita personalidade aos 19 anos”, elogia o treinador.
“Ele (Sergio Ramos) era uma das promessas da Espanha na época. E ele mesmo provou que eu estava certo em apostar na contratação”
Aos 65 anos, Luxemburgo explica por que o xerife da defesa do Real Madrid é tão goleador. “Quanto a fazer muitos gols, é questão de posicionamento, o que faz muito bem. Sabe se antecipar nas jogadas. E isso é dele, é nato. Está entre os melhores zagueiros do mundo. Ele tem muito do Cannavaro: estatura, liderança”, elogia.
Luxemburgo também foi técnico do Grêmio por 14 meses entre 2012 e 2013. Nesse período, recebeu do Juventude um garoto chamado Ramiro. O meia chegou num pacote que incluía o goleiro Jackson Follmann, o zagueiro Bressan e o atacante Paulinho. No início da temporada de 2013, enquanto Luxemburgo se concentrava no time principal, Mabília e Roger Machado observavam Ramiro nos times Sub-20 e de transição. Até que ele queimou etapas.
Ramiro foi chamado repentinamente para compor o elenco principal do Grêmio. Entrou na lista da delegação que viajou até Santos para o duelo com o Peixe pelo Campeonato Brasileiro de 2013. Entrou no lugar de Adriano durante a partida e recebeu elogios do profexô. “Se ele tivesse 5 ou 10 centímetros a mais conseguiria ocupar melhor os espaços. Mas é um menino que sabe se posicionar e tem demonstrado muita qualidade. Foi uma grata surpresa. É um dos meninos que podem nos ajudar. Isso é muito bom para o Grêmio”, avaliou Luxemburgo, que seria demitido semanas depois de começar a dar moral para o menino de 19 anos.
Os números mostram que Ramiro pode ser decisivo contra o Real Madrid. Em 2017, o meia disputou 59 jogos e fez 11 gols. Na Libertadores, balançou a rede do Godoy Cruz. Também balançou a rede seis vezes no Brasileirão e outras quatro no Gaúcho.
“É um menino (Ramiro) que sabe se posicionar e tem demonstrado muita qualidade. Foi uma grata surpresa. É um dos meninos que podem nos ajudar. Isso é muito bom para o Grêmio”
Sergio Ramos é a arma do Real Madrid principalmente nas bolas aéreas. Na temporada de 2016/2017, marcou 10 gols em 44 jogos — sete deles no Campeonato Espanhol. Os outros três foram na Liga dos Campeões, na Supercopa da Europa e na Copa do Rei. Na atual temporada, balançou a rede apenas uma vez em 20 exibições. Marcou na fase de grupos da Champions League na partida contra o Apoel, do Chipre.
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…
O Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo midiático que o dirigente não teve…