Julinho Camargo (C) foi técnico do Grêmio em seis jogos no Brasileirão de 2011 Crédito: Arivaldo Chaves/Agência Zero Hora. Brasil. Porto Alegre - RS
Eliminado da Copa Sul-Americana pelo Brasília, quando comandava o Goiás no ano passado, Julinho Camargo é o novo técnico colorado para a sequência do Campeonato Candango, Copa do Brasil e Copa Verde. Aos 45 anos, o gaúcho de Porto Alegre tem passagem pelas categorias de base e profissional do Grêmio e do Internacional e também trabalhou nos arquirrivais Vitória, onde foi assistente de Paulo César Carpegiani; e Bahia, no papel de assistente de Paulo Roberto Falcão. Com bom histórico nas divisões de base, foi professor, no Rio Grande do Sul, de duas referências do país na Europa — o zagueiro Thiago Silva (PSG), que trabalhou com Julinho no RS Futebol Clube; e o meia-atacante Douglas Costa (Bayern de Munique), aluno do treinador no Grêmio.
“Estou resolvendo alguns problemas pessoais aqui em Porto Alegre e vou para Brasília na terça-feira. Aceitei o desafio por três motivos: um estadual diferente, que eu nunca disputei; o projeto do Brasília, desafio do clube; e pelo presidente (Luis Felipe Belmonte), pela pessoa que ele demonstrou ser ao fazer o convite”, confirmou Julinho Camargo por telefone em entrevista ao blog Drible de Corpo do Correio Braziliense na tarde desta quarta-feira. Questionado se chega para exorcizar a série de três vices consecutivos do Brasília no Candangão (2013, 2014 e 2015), o treinador não quis se comprometer e apenas riu.
Julinho Camargo faz sucesso na base, mas teve duas experiências traumáticas como técnico de times de Série A. Em 2011, comandou o Grêmio em seis jogos, com uma vitória, quatro empates e uma derrota. No ano passado, foi técnico do Goiás em 16 partidas. Acumulou quatro vitórias, quatro empates e oito derrotas — aproveitamento de 33%. Eliminado da Copa Sul-Americana justamente por Omar Feitosa, que pediu demissão do Brasília na última segunda-feira, Julinho Camargo começou a balançar no Goiás depois da derrota por 2 x 0 no Serra Dourada para o time do DF e caiu em setembro do ano passado após um mau resultado do esmeraldino diante da Ponte Preta na Série A do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, estava desempregado.
O novo comandante do Brasília tem bons serviços prestados nas divisões de base do RS Futebol Clube, de Paulo César Carpegiani; no Inter e no Grêmio. No RS, revelou o zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain; Naldo, do Wolfsburg; e Ederson, atualmente camisa 10 do Flamengo. Levado por Rodrigo Caetano para o Grêmio, Julinho Camargo lançou no tricolor gaúcho o volante Lucas Leiva e os meias Carlos Eduardo e Anderson. Na época, o time principal era comandado por Mano Menezes. Em outra fornalha tricolor, lançou jogadores como Rafael Carioca (Atlético-MG) e Douglas Costa, atualmente no Bayern de Munique, da Alemanha.
O currículo de Julinho Camargo exibe conquistas nas divisões de base. Levou o Internacional sub-15, por exemplo, aos títulos gaúcho, brasileiro, latino-americano e mundial em 2000. Pelo Grêmio, foi tricampeão estadual de juniores, de 2005 a 2007; faturou a Copa RS e torneios no Japão e na Itália. Faturou ainda o Campeonato Gaúcho do Interior com o Caxias, em 2010.
Como técnico do Caxias, registrou a sua melhor campanha em um time profissional. Em 2010, foram 38 jogos, com 20 vitórias, 12 empates e 6 derrotas — 63% de aproveitamento. No ano seguinte, liderou o Novo Hamburgo em 12 partidas, com 3 vitórias, 8 empates e 1 derrota, 47,22% de aproveitamento.
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…