Julinho Julinho Camargo (C) foi técnico do Grêmio em seis jogos no Brasileirão de 2011 Crédito: Arivaldo Chaves/Agência Zero Hora. Brasil. Porto Alegre - RS

Ex-auxiliar de Falcão e de Carpegiani, Julinho Camargo é o novo técnico do Brasília

Publicado em Sem categoria

Eliminado da Copa Sul-Americana pelo Brasília, quando comandava o Goiás no ano passado, Julinho Camargo é o novo técnico colorado para a sequência do Campeonato Candango, Copa do Brasil e Copa Verde. Aos 45 anos, o gaúcho de Porto Alegre tem passagem pelas categorias de base e profissional do Grêmio e do Internacional e também trabalhou nos arquirrivais Vitória, onde foi assistente de Paulo César Carpegiani; e Bahia, no papel de assistente de Paulo Roberto Falcão. Com bom histórico nas divisões de base, foi professor, no Rio Grande do Sul, de duas referências do país na Europa — o zagueiro Thiago Silva (PSG), que trabalhou com Julinho no RS Futebol Clube; e o meia-atacante Douglas Costa (Bayern de Munique), aluno do treinador no Grêmio.

“Estou resolvendo alguns problemas pessoais aqui em Porto Alegre e vou para Brasília na terça-feira. Aceitei o desafio por três motivos: um estadual diferente, que eu nunca disputei; o projeto do Brasília, desafio do clube; e pelo presidente (Luis Felipe Belmonte), pela pessoa que ele demonstrou ser ao fazer o convite”, confirmou Julinho Camargo por telefone em entrevista ao blog Drible de Corpo do Correio Braziliense na tarde desta quarta-feira. Questionado se chega para exorcizar a série de três vices consecutivos do Brasília no Candangão (2013, 2014 e 2015), o treinador não quis se comprometer e apenas riu.

Julinho Camargo faz sucesso na base, mas teve duas experiências traumáticas como técnico de times de Série A. Em 2011, comandou o Grêmio em seis jogos, com uma vitória, quatro empates e uma derrota. No ano passado, foi técnico do Goiás em 16 partidas. Acumulou quatro vitórias, quatro empates e oito derrotas — aproveitamento de 33%. Eliminado da Copa Sul-Americana justamente por Omar Feitosa, que pediu demissão do Brasília na última segunda-feira, Julinho Camargo começou a balançar no Goiás depois da derrota por 2 x 0 no Serra Dourada para o time do DF e caiu em setembro do ano passado após um mau resultado do esmeraldino diante da Ponte Preta na Série A do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, estava desempregado.

O novo comandante do Brasília tem bons serviços prestados nas divisões de base do RS Futebol Clube, de Paulo César Carpegiani; no Inter e no Grêmio. No RS, revelou o zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain; Naldo, do Wolfsburg; e Ederson, atualmente camisa 10 do Flamengo. Levado por Rodrigo Caetano para o Grêmio, Julinho Camargo lançou no tricolor gaúcho o volante Lucas Leiva e os meias Carlos Eduardo e Anderson. Na época, o time principal era comandado por Mano Menezes. Em outra fornalha tricolor, lançou jogadores como Rafael Carioca (Atlético-MG) e Douglas Costa, atualmente no Bayern de Munique, da Alemanha.

O currículo de Julinho Camargo exibe conquistas nas divisões de base. Levou o Internacional sub-15, por exemplo, aos títulos gaúcho, brasileiro, latino-americano e mundial em 2000. Pelo Grêmio, foi tricampeão estadual de juniores, de 2005 a 2007; faturou a Copa RS e torneios no Japão e na Itália. Faturou ainda o Campeonato Gaúcho do Interior com o Caxias, em 2010.

Como técnico do Caxias, registrou a sua melhor campanha em um time profissional. Em 2010, foram 38 jogos, com 20 vitórias, 12 empates e 6 derrotas — 63% de aproveitamento. No ano seguinte, liderou o Novo Hamburgo em 12 partidas, com 3 vitórias, 8 empates e 1 derrota, 47,22% de aproveitamento.