12D7DD87-0DEA-4ABD-B3EC-FCA7CE2C3F03

Euro: Espanha tem menos posse de bola após 111 jogos, mas vence Croácia

Publicado em Esporte

Enquanto a Seleção Brasileira blinda Endrick, de 17 anos, a Espanha desfruta o futebol de Lamin Yamal. Um ano mais jovem do que o brasiliense, o atacante de 16 anos não fez gol, mas desequilibrou na vitória por 3 x 0 contra a Croácia na estreia de La Roja na Euro-2024. 

 

Na Data Fifa do mês de março, o Brasil havia sofrido muito com a velocidade, os dribles e a assistência de Yamal para Dani Olmo naquele empate por 3 x 3 no Santiago Bernabéu. Contra a Croácia, Lamal serviu o lateral Carvajal no lance do terceiro gol. A Espanha usa dois pontas jovens e objetivos. Nico Williams tem 21 anos.

 

A verticalidade dos companheiros de ataque do centroavante Morata muda o estilo de Lá Roja. Um dado retrata isso: a Espanha termina o jogo com menos posse de bola do que a Croácia no Estádio Olímpico, em Berlim: 47% x 53%. 

 

Isso não acontecia havia 10 anos ou 111 jogos. Em 18 de novembro de 2014, a Espanha perdeu amistoso por 1 x 0, em Vigo. O gol de Kroos fez a posse de bola germânica de 52% valer a pena contra os 48% de La Roja no Estádio Municipal de Balaidos, em Vigo. Pedri, Rodri e Fabian Ruiz perderam o combate no meio de campo pela retenção contra Modric, Brozovic e Kovacic. 

 

A Croácia ficou mais tempo com a bola porque indicou com uma escalação mais velha. A média de idade dos titulares é de 29,1 anos contra 26,9 da Espanha. São quase três anos de diferença. Daí a importância de contar com pontas agudos como os decisivos Lamamine Yamal e Nico Williams quando a Espanha desarma o rival e os aciona na transição em alta velocidade. Placar gigante contra uma seleção vice-campeã na Copa de 2018 e terceira colocada em 2022.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf