Bellingham Bellingham: 25 gols e 14 assistências por Real Madrid e Inglaterra. Foto: Matt McNulty/UEFA via Getty Images Bellingham tem 25 gols e 14 assistências na temporada por Real e Inglaterra. Foto: Matt McNulty/UEFA via Getty Images

Euro: Bellingham mostra credencial para disputar prêmios com Vini Jr.

Publicado em Esporte

Um dos concorrentes de Vinicius Junior na disputa pela Bola de Ouro e o Fifa The Best na temporada de 2023/2024, Jude Bellingham consolidou a candidatura em altíssimo nível na vitória da Inglaterra contra a Sérvia por 1 x 0 na primeira rodada da Eurocopa, na Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen. Foi camisa 10 e 9 ao mesmo tempo. Arco e flecha.

 

Bellingham aumentou a altura do sarrafo e mandou recado para Vinicius Junior. O inglês está disposto a jogar muita bola para brindar os Três Leões com a conquista inédita da Eurocopa. Consequentemente, o atacante brasileiro terá de comer a bola na Copa América. O sucesso conjunto no Real Madrid nos títulos do Campeonato Espanhol e da Champions League ajudam, mas a performance nos torneios de seleções pode servir de critério de desempate na cédula preenchida pelos jurados dos dois colégios eleitorais.

 

Aos 20 anos, é responsável direta ou indiretamente por 39 gols em 2023/2024: balançou a rede 25 vezes e deu 14 assistências. O desempenho leva em conta a produtividade no Real Madrid sob a batuta de Carlo Ancelotti, e na Inglaterra liderado por Gareth Southgate.

 

O craque sabe jogar como Bellingham, mas também se traveste de Kane. O gol da vitória é de um centroavante. Posicionamento correto na área, cabeçada indefensável e uma penca de elogios. Quando os marcadores o veem como meia, ele aparece dentro da área camuflado de centroavante. Ao disfarçar de falso nove, ativa o modo meia e surpreende.

 

Há um detalhe importante sobre Bellingham. O futebol dele cresce quando atua ao lado de um centroavante. A parceria na Inglaterra é com Harry Kane. O melhor momento dele no Real Madrid teve Joselu como referência. Doze dos 23 gols de Bellingham no time merengue nesta temporada tinham o centroavante de origem à frente. O desempenho do britânico cai jogando atrás da dupla de ataque formada por Vinicius Junior e Rodrygo. Usando uma expressão bem antiga, Bellingham resgata aquela função chamada ponta de lança.

 

O astro estreou na Euro-2020, disputada em 2021 devido à pandemia. Jogou 55 minutos e não fez gol. Foi à Copa no Catar. Novamente na Euro, assume o protagonismo na vitória contra a Sérvia. Esteve em campo por 86 minutos e registrou precisão de 96% nos passes. Todo-campista, percorreu incríveis 11.1km. O mapa de calor de Bellingham é absurdo.

 

Serve de inspiração para muitos jogadores acomodados paradões ou praticamente inertes no meio de campo.  Bellingham é multifuncional. O primeiro europeu a disputar três fases finais de Euro, Copa e novamente Euro antes de completar 21 aos pode, sim, levar a Inglaterra ao título inédito. Vinicius Junior terá de jogar muita bola na Copa América.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf