Vini embarcaria em um voo do Real Madrid com 50 pessoas rumo a Paris: voo cancelado. Foto: Miguel Riopa/AFP
Vinicius Junior realmente não irá a Paris para a cerimônia de premiação da Bola de Ouro oferecida desde 1956 pela revista France Football. O motivo é um suposto vazamento de que o meia espanhol Rodri de 28 anos do Manchester City e da Espanha será o vencedor.
A decisão partiu do Real Madrid e foi acatada pelo atacante protagonista da conquista da Champions League na temporada passada na decisão contra o Borussia Dortmund, em Wembley, na Espanha.
O blog confirmou a decisão com um integrante do estafe do jogador. Questionado se a viagem de Madri a Paris estava cancelada, a fonte respondeu às 11h38 (de Brasília, 15h38 na capital espanhola): “Sim, Madri decidiu e vamos seguir”.
Informação apurada pelo blog aponta que o documento acessado pelo Real Madrid indicaria Rodri em primeiro lugar com 421 pontos contra 380 de Vinicius Junior. Jude Bellingham (221), Lautaro Martinez 157) e Dani Carvajal (97) fechariam o Top Five da Bola de Ouro segundo o vazamento. O clube teria sido alertado de que o documento não seria autêntico, portanto, fake.
Organizadora do evento em parceria com a Uefa, a France Football não confirma a eleição de Rodri. Nos bastidores, há rumores de uma guerra de vaidades insana entre a Bola de Ouro e o Fifa The Best, rebatizado neste ano para Fifa Awards. A batalha nos bastidores inclui guerra de informações na tentativa de tirar a credibilidade dos dois eventos rivais mais badalados do futebol.
A Fifa chegou a ser parceira da France Football na Bola de Ouro de 2010 a 2015 até o rompimento do contrato com a ascensão de Gianni Infantino à presidência da Fifa. Nesta temporada, a Uefa firmou acordo com o grupo de mídia Amaury, dono da revista France Football e do diário esportivo L’Équipe.
A rádio francesa RMC foi a primeira a informar a mudança na logística de Vinicius Junior. O presidente Florentino Pérez vetou a participação de qualquer integrante do clube no evento marcado para começar às 16h (de Brasília), no Théâtre du Châtelet.
Vinicius Junior era considerado o favorito ao prêmio depois das conquistas do Campeonato Espanhol, da Champions League e da Supercopa da Espanha. No entanto, os jurados, ao que parece, deram maior peso à conquista da Espanha na Eurocopa disputada na Alemanha. Além de levar La Roja ao título, o meia conquistou a Premier League, a Supercopa da Espanha e o Mundial de Clubes da Fifa com a camisa do Manchester City. O time de Pep Guardiola foi eliminado pelo Real Madrid de Vinicius Junior na Champions League.
O atacante brasileiro não é o único indicado do Real Madrid ao prêmio. Bellingham, Valverde, Rudiger, Carvajal, Kroos e Mbappé constam na lista entre os jogadores masculinos. O clube merengue também concorre com Girona, Bayer Leverkusen, Manchester City e Borussia Dortmund ao status de melhor time da temporada. Arda Guller concorre a jovem do ano, o prêmio Kopa. Carlo Ancelotti é um dos recomendados a melhor técnico do ano contra Luis de la Fuente, Pep Guardiola, Xabi Alonso, Gian Piero Gasperini e Lionel Scaloni. O Real só não teve indicados na lista feminina.
Resumo na temporada
Os dados referem-se ao período: 1/8/2023 a 31/07/2024
Vinicius Junior, atacante, 24 anos
Clube: Real Madrid
Rodri, meia, 28 anos
Clube: Manchester City
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…