Vinicius Junior realmente não irá a Paris para a cerimônia de premiação da Bola de Ouro oferecida desde 1956 pela revista France Football. O motivo é um suposto vazamento de que o meia espanhol Rodri de 28 anos do Manchester City e da Espanha será o vencedor.
A decisão partiu do Real Madrid e foi acatada pelo atacante protagonista da conquista da Champions League na temporada passada na decisão contra o Borussia Dortmund, em Wembley, na Espanha.
O blog confirmou a decisão com um integrante do estafe do jogador. Questionado se a viagem de Madri a Paris estava cancelada, a fonte respondeu às 11h38 (de Brasília, 15h38 na capital espanhola): “Sim, Madri decidiu e vamos seguir”.
Informação apurada pelo blog aponta que o documento acessado pelo Real Madrid indicaria Rodri em primeiro lugar com 421 pontos contra 380 de Vinicius Junior. Jude Bellingham (221), Lautaro Martinez 157) e Dani Carvajal (97) fechariam o Top Five da Bola de Ouro segundo o vazamento. O clube teria sido alertado de que o documento não seria autêntico, portanto, fake.
Organizadora do evento em parceria com a Uefa, a France Football não confirma a eleição de Rodri. Nos bastidores, há rumores de uma guerra de vaidades insana entre a Bola de Ouro e o Fifa The Best, rebatizado neste ano para Fifa Awards. A batalha nos bastidores inclui guerra de informações na tentativa de tirar a credibilidade dos dois eventos rivais mais badalados do futebol.
A Fifa chegou a ser parceira da France Football na Bola de Ouro de 2010 a 2015 até o rompimento do contrato com a ascensão de Gianni Infantino à presidência da Fifa. Nesta temporada, a Uefa firmou acordo com o grupo de mídia Amaury, dono da revista France Football e do diário esportivo L’Équipe.
A rádio francesa RMC foi a primeira a informar a mudança na logística de Vinicius Junior. O presidente Florentino Pérez vetou a participação de qualquer integrante do clube no evento marcado para começar às 16h (de Brasília), no Théâtre du Châtelet.
Vinicius Junior era considerado o favorito ao prêmio depois das conquistas do Campeonato Espanhol, da Champions League e da Supercopa da Espanha. No entanto, os jurados, ao que parece, deram maior peso à conquista da Espanha na Eurocopa disputada na Alemanha. Além de levar La Roja ao título, o meia conquistou a Premier League, a Supercopa da Espanha e o Mundial de Clubes da Fifa com a camisa do Manchester City. O time de Pep Guardiola foi eliminado pelo Real Madrid de Vinicius Junior na Champions League.
O atacante brasileiro não é o único indicado do Real Madrid ao prêmio. Bellingham, Valverde, Rudiger, Carvajal, Kroos e Mbappé constam na lista entre os jogadores masculinos. O clube merengue também concorre com Girona, Bayer Leverkusen, Manchester City e Borussia Dortmund ao status de melhor time da temporada. Arda Guller concorre a jovem do ano, o prêmio Kopa. Carlo Ancelotti é um dos recomendados a melhor técnico do ano contra Luis de la Fuente, Pep Guardiola, Xabi Alonso, Gian Piero Gasperini e Lionel Scaloni. O Real só não teve indicados na lista feminina.
Resumo na temporada
Os dados referem-se ao período: 1/8/2023 a 31/07/2024
Vinicius Junior, atacante, 24 anos
Clube: Real Madrid
- Jogos: 39
- Titular: 35
- Minutos em campo: 3.080
- Gols: 24
- Assistências: 9
- Títulos: Champions League, Campeonato Espanhol e Supercopa da Espanha
- Pela Seleção Brasileira: 10 jogos, 708 minutos em campo, 2 gols, 2 assistências
Rodri, meia, 28 anos
Clube: Manchester City
- Jogos: 45
- Titular: 45
- Minutos em campo: 3.875
- Gols: 9
- Assistências: 12
- Títulos: Eurocopa, Premier League, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes
- Pela Seleção da Espanha: 14 jogos, 1.219 minutos em campo, 3 gols, 1 assistência
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf