Foto: Lívia Villas Boas/CBF
Brasileirão – Série A 2025
Internacional x Juventude
No ano passado, Roger Machado estava em Brasília quando recebeu o convite para assumir o Internacional. Tem tudo para ser um duelo brigado no meio de campo. O time colorado lidera o ranking de desarmes do Brasileirão. O Juventude é campeão em interceptações de passe. O lateral-esquerdo Bernabei é uma das chaves do jogo. O terceiro jogador em assistências na Série A lidera o ranking dos jogadores que mais perde a bola na média por partida. Portanto, um dos pontos fortes e fracos do colorado.
Mirassol x Atlético-MG
Vem aí um duelo interessante no Brasileirão entre dois bons cobradores de falta. O lateral-esquerdo Reinaldo já fez um. Hulk foi quem mais fez na temporada passada. O Atlético-MG tem a segunda melhor posse de bola da Série A do Campeonato Brasileiro com média de 61,8%, atrás apenas do Flamengo. Do outro lado, o Mirassol apresenta como boas vindas ao Galo o segundo melhor ataque com nove gols. O time do interior paulista gosta de chutar a gol e o time de Cuca precisa reduzir o espaço.
Ceará x São Paulo
O São Paulo é um dos três invictos no Brasileirão com Flamengo e Palmeiras. Venceu a primeira na semana passada contra o Santos, mas precisa emendar uma sequência de bons resultados para começar a dar pernadas mais longas na competição. Jogo importante para consolidar a trégua da torcida ao técnico Luis Zubeldia. Uma das novidades pode ser o retorno do meia-atacante Lucas Moura. Há um alerta no tricolor: o time é o mais indisciplinado desta Série A com 24 cartões amarelos e três vermelhos.
Sport x Fotaleza
O clássico nordestino não rolava na Série A do Brasileirão desde 2021. São seis confrontos na história da primeira divisão com três triunfos do Fortaleza, dois empates e apenas um triunfo do Sport. O jogo é perigosíssimo para o técnico Pepa. O treinador rubro-negro está na corda bamba. Juan Pablo Vojvoda tem crédito no Tricolor do Pici, mas é outro nome em xeque entre os treinadores. Sergio Oliveira é português e não desiste nunca. Cobrou quatro faltas nesta edição. Uma hora ele acerta!
Botafogo x Fluminense
No Dia do Goleiro, um duelo entre dois dos melhores do país. Cada um deles engajado em causas nobres. John é uma das vozes contra o racismo. Mantém a linhagem de goleiros negros do clube iniciada com Oswaldo Baliza, Manga, Wagner, Max, Diego Loureiro, Jefferson e Renan. Aos 44 anos, Fábio luta contra o etarismo. Há quem o considere velho, ultrapassado e até recomende a aposentadoria. O craque das traves dá de ombros e empilha títulos no Fluminense: dois cariocas, uma Libertadores e uma Recopa Sul-Americana desde a chegada ao tricolor.
Flamengo x Corinthians
Expectativa altíssima para o possível duelo entre os maiores artilheiros do Brasil em 2024. Pedro liderava a corrida com 30 gols até se machucar em um treino da Seleção Brasileira e dar adeus à temporada. Voltou ao gramados neste mês. Yuri Alberto ultrapassou Pedro e concluiu o ano passado com 31 bolas na rede. O nove rubro-negro deve começar no banco. Formado no clube carioca, o goleiro Hugo Souza reencontrará a torcida rubro-negra. Foi idolatrado por ela no início e criticado depois a cada falha até se mandar para o futebol português e ser comprado pelo Timão.
Palmeiras x Bahia
Os duelos entre os técnicos Abel Ferreira e Rogério Ceni costumam ter fios desencampados. Em 2022, o São Paulo eliminou o Palmeiras da Copa do Brasil e o português ironizou a vitória do colega de profissão: Tem o fator sorte, e hoje nosso adversário foi feliz”. Ao saber da alfinetada, o ex-goleiro rebateu. Segunda vez que tenho sorte contra ele, não é? No Flamengo, fomos campeões da Supercopa do Brasil contra ele. Foi sorte também”, contra-atacou, referindo-se ao triunfo em Brasília no tira-teima de 2021.
Cruzeiro x Vasco
Tem disputa pela artilharia em cartaz no Gigante da Pampulha. O centroavante Vegetti lidera com quatro gols ao lado de Arrascaeta (Flamengo) e de Pedro Raul (Ceará). O jovem Kaio Jorge está em alta com o técnico português Leonardo Jardim e acumula três bolas na rede. O Cruzeiro tem um problema crônico. O goleiro Cássio é o terceiro mais acionado na Série A. Os dois treinadores vivem na corda bamba nos respectivos cargos. Leonardo Jardim é questionado por jogadores como Dudu. Fabio Carille tem uma torcida quase inteira contra ele.
Vitória x Grêmio
Não se confunda nas escalações! Jamerson é o lateral-esquerdo do Vitória. Jemerson, o zagueiro do Grêmio. Demitido pelo Fluminense, Mano Menezes reestreia no Grêmio. O treinador chega ao duelo com a missão de ir além do terceiro lugar em 2006 com a prancheta tricolor. Embora esteja mal no Brasileirão, o Grêmio ostenta uma estatística curiosa: é o time com a maior média de dribles por partida: 11,2. O Vitória continua apostando no talento de uma muralha chamada Lucs Arcanjo. Ele lidera o ranking de defesas por partida com média de cinco intervenções.
Santos x Red Bull Bragantino
A rodada terá três técnicos negros: César Sampaio (São Paulo), Roger Machado (Internacional) e Orlando Ribeiro (Corinthians) se Dorival Júnior não decidir assumir contra o Flamengo. Minha torcida é para que Sampaio seja efetivado no Peixe. Para isso, é essencial derrotar o Bragantino. Uma das dicas é marcar John John. O meia é a mina de assistências do adversário. Alguém tem de vigiá-lo de perto. A média dele é de 3,6 passes decisivos por partida. O antidoto do Santos chama-se Gonzalo Escobar, o maior ladrão de bola com 5,6 a cada exibição. Promete!
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…