El Comercio Argentino, Gustavo Quinteros é o técnico do Equador. Foto: Reprodução/El Comercio.com

Entrevista: Gustavo Quinteros, técnico do Equador, adversário do Brasil na estreia da Copa América Centenário

Publicado em Esporte, Sem categoria

Ele enfrentou Dunga duas vezes nas Eliminatórias para a Copa de 1994. Ambos eram jogadores. Em La Paz, a Bolívia venceu por 2 x 0. Impôs ao Brasil a primeira derrota da história da Seleção na seletiva para a Copa. No Recife, levou o troco. Apanhou por 6 x 0. Mesmo assim, a Bolívia foi ao Mundial. Caiu na primeira fase e viu Dunga erguer a taça de campeão. Argentino naturalizado boliviano, Gustavo Quinteros é o técnico do Equador, adversário do Brasil neste sábado, às 23h, em Pasadena, na primeira rodada da Copa América Centenário. Sensação das Eliminatórias para a Copa de 2018, lidera a seletiva ao lado do Uruguai.

Na história da Copa América, o Equador jamais derrotou o Brasil. Em 13 jogos, perdeu 12 e empatou um. Mas Gustavo Quinteros não se intimida. No bate-papo a seguir com o blog, depois de um treino em dois períodos em Los Angeles, ele mandou um recado aos brasileiros. Disse que, na ordem, Argentina, Uruguai e Brasil são os favoritos ao título. Mas avisa: “Não se enganem, nós (Equador) podemos chegar longe”.

 

MPL – O seu compatriota, Alfio Basile, disse em entrevista ao El País, da Espanha, nesta semana, que o futebol do Brasil é o pior da história, que perdeu a técnica e que faltam à Seleção um zagueiro, um meia e um centroavante. Tudo. Você concorda?

Gustavo Quinteros – O futebol evoluiu. Não se vê mais o jogo bonito, artístico, como antes. Agora, o futebol necessita de atletas, a preparação física exige mais. O Brasil tem bons jogadores e atletas, sim, como sempre foi.

 

MPL – Qual é a sua análise da Seleção Brasileira do Dunga?

Gustavo Quinteros – Dunga tem um sistema tático organizado, com força física e isso é muito duro para os rivais. Agora, o Brasil joga com volantes mistos no meio de campo, que sabem defender e atacar. Antes, atuavam jogadores com outras características.

 

MPL – Qual jogo vai ser mais difícil: o de sábado ou o de setembro pelas Eliminatórias?

Gustavo Quinteros – São competições diferentes. No sábado, vai ser uma partida difícil para o Equador, mas espero que seja também para o Brasil. Em setembro, esperamos manter a nossa invencibilidade no nosso campo, em casa, nas Eliminatórias, esse vai ser o maior desafio.

 

MPL – Dunga não vai ter o Neymar e perdeu Kaká, Douglas Costa, Éderson, Luiz Gustavo, Ricardo Oliveira e Rafinha. Até que ponto é uma vantagem para o Equador?

Gustavo Quinteros – As ausências do Brasil são importantes, mas as nossas também. Caicedo e Quiñones são muito relevantes para nós. Neymar e Douglas Costa vão fazer muita falta, mas o Brasil tem jogadores nas melhores ligas do mundo e pode substituí-los muito bem. Ganso, substituto de Kaká, é um excelente jogador.

 

MPL – Mas dois convocados do Brasil jogam na China. José Pekerman, por exemplo, abriu mão de Guarín e Jackson Martínez, que jogam no país asiático…

Gustavo Quinteros – A liga da China não tem o mesmo nível das outras, mas os jogadores brasileiros que participam dela, Gil e Renato Augusto, têm um futebol de alto nível.

 

MPL – Você tem três jogadores que atuam no Brasil: Bolaños, Cazares e Erazo. Até que ponto eles podem ajudá-lo na estreia?

Gustavo Quinteros – Não posso revelar… Eles são muito importantes para nós, fundamentais para o processo até a Copa do Mundo da Rússia.

 

MPL – O Equador não vence há três jogos. Empatou com o Paraguai e perdeu para Colômbia e Estados Unidos. O que está acontecendo?

Gustavo Quinteros – Nós só perdemos para a Colômbia nas Eliminatórias e estamos em primeiro lugar junto com o Uruguai. Queremos manter a nossa posição, esse é o objetivo mais importante.

 

MPL – O Equador jamais venceu o Brasil na história da Copa América: 12 vitórias e 1 empate.

Gustavo Quinteros – O Equador nunca foi bem na história da Copa América. Esperamos mudar essa história negativa nesta edição centenária…

 

MPL – Você disputou a Copa de 1994 pela Bolívia. O Brasil foi campeão no Estádio Rose Bowl, palco do confronto de estreia. Qual é a lembrança do time do Carlos Alberto Parreira?

Gustavo Quinteros – O Brasil de 1994 era um time forte, organizado, difícil de perder. Jogava no contra-ataque e era veloz e contundente. Foi merecidamente campeão.

 

Qual é a lembrança daquela vitória da Bolívia sobre o Brasil nas Eliminatórias para a Copa de 1994? Você era titular da Bolívia e o Dunga da Seleção Brasileira.
Foi a primeira vez que o Brasil perdeu um jogo das Eliminatórias para a Copa. Aquele feito, em 1993, em La Paz, nos deu muita confiança e, principalmente, força, para nos classificarmos para a Copa do Mundo.

 

MPL – Quem vence na estreia: Brasil ou Equador?

Gustavo Quinteros – Se o Equador quer conseguir um grande resultado, deve jogar no limite da sua possibilidade. O Brasil pode nos vencer com suas individualidades, mas, assim como nós, pode jogar bem ou mal como time.

 

MPL – Quem são os favoritos ao título da Copa América Centenário?

Gustavo Quinteros – Os candidatos são Argentina, Uruguai e Brasil. Tomara que a surpresa seja o Equador. Não se engane, nós podemos chegar longe…