2016/2017 Bob Browaeys, técnico de Andreas Pereira do sub-15 ao sub-17 na seleção da Bélgica Bob Browaeys, técnico de Andreas Pereira do sub-15 ao sub-17 na seleção da Bélgica

Entrevista: Bob Browaeys | Técnico de Andreas Pereira na Bélgica fala sobre o meia do Flamengo

Publicado em Esporte

O processo de construção das chamadas gerações belgas tem influência direta de algumas figuras discretas, quase anônimas. Uma delas chama-se Bob Browaeys. O senhor de 52 anos descobriu, lapidou e formou vários talentos da seleção que eliminou o Brasil nas quartas de final da Copa da Rússia em 2018. O camisa 10 Eden Hazard, por exemplo, passou pela prancheta dele na Eurocopa Sub-17 e no Mundial Sub-17 — ambas disputadas em 2007.

Da Bélgica, Browaeys atendeu o blog para falar sobre um pupilo nascido no país europeu que acaba de ser emprestado pelo inglês Manchester United ao Flamengo. “Trabalhei com Andreas Pereira nas seleções sub-15, sub-16 e sub-17. Ele era da nossa geração 1996”, recorda o treinador semifinalista da Eurocopa Sub-17 2007 e terceiro no Mundial Sub-17 2015.

Browaeys abre a entrevista sendo sincerão. Deixa claro que as lembranças dele sobre Andreas Pereira são de 10 anos atrás. Mas as imagens do futebol do meia de 25 anos continuam vivas na retina do formador de talentos. “Ele tem um chute fantástico e é capaz de dar algumas assistências inacreditáveis”, recorda o treinador.

O mentor de Andreas Pereira na base da Bélgica conta que o jogador nascido em Duffel, no distrito de Mechelen, província de Antuérpia, atuava com ele no sistema 4-3-3. “Jogava como meia ofensivo, centralizado. Ele é muito talentoso, habilidoso.”, avalia Browaeys.

 

Uma das versões da Bélgica sub-15 de Browaeys com Andreas Pereira. Imagem: Blog Drible de Corpo

 

Uma dos mantras do técnico na base era: “Ouse fazer a ação”. Era o ponto de partida na relação com os jovens. Uma característica específica de Andreas Pereira encantava o técnico quando ambos trabalhavam juntos. “Eu treinei a maioria dos melhores talentos belgas e nunca vi ninguém com uma técnica de chute melhor. O aproveitamento dos chutes dele era superior a 50%. Ele gosta muito de finalizar de fora da área”, pontua Browaeys.

A facilidade para tocar na bola transformou Andreas Pereira em homem de confiança das seleções de base sub-15, sub-16 e sub-17 da Bélgica nas bolas paradas. “Ele é excelente nas cobranças de falta”, elogia. Ao saber que o Flamengo não faz gol de falta desde 10 de julho de 2018 (1.172 dias), Browaeys reforçou: “Andreas tem um chute muito forte e preciso”. A habilidade do meia fez até com que ele ouvisse comparações com o meia inglês David Beckham.

 

O jovem Andreas Pereira na seleção belga sob o comando de Bob Browaeys

 

Questionado se esperava ver Andrea Pereira com a camisa da seleção principal da Bélgica, Browaeys contou que, desde o início, o filho de Marco Antonio, brasileiro com passagem pelo futebol do país, não escondia o carinho pelo Brasil, escolheu defender vestir a camisa da Seleção Sub-20 e depois principal nas gestões de Alexandre Gallo, Rogério Micale e de Tite.

Andreas Pereira foi formado em uma geração que contava com outros dois jogadores considerados acima da média por Browaeys. “Charly Musonda era outro talento da geração 1996”, cita. A safra também contava com os promissores Siebe Schrijvers e Zakaria Bakkali.