O triunfo — não vitória — do Bahia por 1 x 0 contra o Fluminense, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no primeiro duelo das quartas de final da Copa do Brasil, tem um detalhe quase imperceptível na comparação entre os dois times: o valor de mercado das duas formações iniciais.
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) permite ao Bahia ter uma escalação inicial estimada em 42,6 milhões de euros. Autor do lançamento perfeito para o gol de Luciano Juba, avaliado em 4,9 milhões de euros, o volante Jean Lucas é o mais caro entre os 11: 7,8 milhões de euros. Ele deu passe decisivo, mas poderia ter ficado marcado por ter cometido pênalti. Foi salvo pela revisão do lance pela Arbitragem de Vídeo (VAR).
O Fluminense flerta com a adesão à SAF justamente por não ter o mesmo poder de investimento de times como o Bahia. A formação principal escolhida por Renato Gaúcho na derrota para o Bahia custa 29,7 milhões de euros, ou seja, uma diferença de 12,9 milhões de euros. Praticamente a soma dos valores de mercado de Jean Lucas e Luciano Juba.
Além do preço de cada jogador na gondola, chama a atenção para um outro detalhe. O Bahia iniciou a partida com média de idade de 28,5 anos. O Fluminense entrou em campo com uma faixa etária de 30,6. A fórmula é praticamente a mesma da conquista da Libertadores.
A derrota reforça no Fluminense o sentimento de que o caminho da SAF é quase irreversível se o time carioca deseja competir com adversários em estágio avançado como o Bahia. O indicativo é de crescimento. O time de Rogério Ceni pode até não ganhar nada neste ano, mas evolui ano a ano e conquistará algo grande em breve. Há claramente uma filosofia.
Enquanto o Bahia desfruta do dinheiro que tem investido pelo Grupo City, o Fluminense conta com o ovo dentro da galinha. “A gente ainda não recebeu o dinheiro do Mundial, só será pago no final de setembro. Obviamente, fizemos as contratações projetando o recebimento do dinheiro. Não tinha como esperar o dinheiro para contratar”, disse o presidente Mario Bittencourt em entrevista ao SporTV depois da partida.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

