Gama Gama venceu o Bahia de Feira por 3 x 0 neste sábado, no Bezerrão. Foto: Douglas Oliveira/Divulgação Gama venceu o Bahia de Feira por 3 x 0 neste sábado, no Bezerrão. Foto: Douglas Oliveira/Divulgação

Entenda por que o primeiro turno quase perfeito do Gama na Série D pode ter selado vaga ao mata-mata

Publicado em Esporte

A vitória do Gama sobre o Bahia de Feira neste sábado, no Bezerrão, praticamente selou a classificação alviverde para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Na pior das hipóteses, o atual bicampeão do Distrito Federal avançará ao mata-mata em quarto lugar. Faz tempo que não vê um representante candango com uma campanha tão consistente. A equipe de Vilson Taddei fecha o primeiro turno do Grupo A6 com 19 pontos – seis vitórias e um empate. O Gama ainda disputará 21 pontos.

Competições nacionais com grupos de oito times disputando quatro vagas costumam levar à fase seguinte equipes que alcançam de 18 a 23 pontos ao fim das 14 rodadas. O Gama está um ponto à frente da margem de segurança, ou seja, completou 50% desta fase com 19 pontos. Uma das referências recomendadas ao blog pelo estatístico Adethson Leite, que totaliza números das quatro divisões do país, são os octogonais finais da Série C de 2006, 2007 e 2008, que tinham o mesmo formato. Portanto, só uma trapalhada histórica eliminará o Gama. É possível, inclusive, sonhar com o primeiro lugar. A margem para o título simbólico do grupo varia de 26 a 31 pontos.

Projeções à parte, o trabalho de Vilson Taddei é brilhante à frente do Gama. O técnico acumula 42 jogos: 34 vitórias, 8 empates e uma derrota, aquela para o Brasiliense no primeiro jogo da decisão do Candangão. Aproveitamento de 80,9%. Esses números reforçam ainda mais a tese de que o Gama dificilmente ficará fora do mata-mata. Quanto ao acesso à Série C, ainda é cedo.

É preciso administrar a excelente campanha com sabedoria e minimizar o risco de erros no segundo turno. A diretoria precisa resolver a questão dos salários atrasados. Honrar o esforço extremamente profissional do time desde o início da temporada. O Gama precisa subir, mas os funcionários também têm família, contas a pagar, compromissos a honrar. A insatisfação pode, sim, abalar o excelente desempenho alviverde na temporada.

O Gama também virou vitrine. É possível que times das divisões superiores estejam de olho no time de melhor campanha da Série D. Portanto, há risco de perder peças fundamentais da engrenagem alviverde. Os salários em dia, óbvio, fortalecerão o engajamento com o clube.

A fase alviverde é tão boa que Esquerdinha abriu o placar de perna direita. Wallace continua mandando bem. Tem dois gols nesta Série D. David Souza completou o placar. Destaque também para Nunes. O centroavante tem jogado muito para o grupo. Espírito coletivo.

O Gama deve avançar e o Brasiliense também. O vice-campeão da capital entrará em campo na segunda-feira Até o começo da sétima rodada, tinha a quinta melhor campanha da quarta divisão atrás apenas do arquirrival Gama, Real Noroeste-ES, Ferroviária-SP e Aparecidense-GO. O Brasiliense iniciou a rodada com o melhor ataque geral (15 gols) e três jogadores brigando pela artilharia. Zé Love, Luquinhas e Romarinho têm quatro gols cada um.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf