wpri-1406-capaesporte Arte: Kléber Sales/Correio Braziliense Arte: Kléber Sales/Correio Braziliense

Entenda por que a Copa América virou “Copa do Mundo” para Brasil, Argentina, Uruguai & Cia.

Publicado em Esporte

São Paulo — A Europa conquistou as últimas quatro Copas do Mundo. Itália, Espanha, Alemanha e França arremataram o caneco. Reina no Mundial Sub-20 há três edições graças aos títulos em sequência de França, Sérvia e Inglaterra. Finalista contra a Coreia do Sul neste sábado, a Ucrânia é candidata a ampliar a dinastia nessa categoria. O Velho Continente impera também no Sub-17 após o título da Inglaterra, domina o Mundial de Clubes da Fifa desde 2013, e faturou a última edição da Copa das Confederações em 2017.

Nunca antes na história do futebol moderno se viu tanto desequilíbrio entre a Europa e a América do Sul. Até 2002, os dois continentes se revezaram como campeões do mundo. Três das últimas quatro decisões da Copa foram entre seleções europeias. Intrusa na final de 2014, a vice-campeã Argentina é a exceção. A nova ordem da bola é clara: a Copa América, com início nesta sexta-feira, às 21h30, no Morumbi, no duelo entre Brasil e Bolívia, é a competição palpável, ao alcance das principais seleções deste lado do Oceano. Onde ainda é possível competir, sonhar com o título. A Copa virou parque de diversão dos europeus. Brinquedo para gente grande.

Último sul-americano campeão mundial em 2002, o Brasil é o símbolo de um continente que sofre para se reinventar. Enquanto Itália, Espanha, Alemanha e França ganharam a Copa sem a dependência de um fora de série, ou seja, apostando no futebol coletivo, a Seleção continua lamentando a ausência do super-herói capaz de colocar a bola debaixo do braço e resolver.

Na entrevista coletiva de quinta-feira, Tite voltou a lamentar a ausência de Neymar. “Não gostaria nunca de não ter Neymar, um top 3 do mundo. Mas também sei que essas oportunidade são importantes. Elas surgem na vida. Temos que estar preparados para elas”, ponderou. Neymar foi cortado após sofrer lesão no tornozelo direito. O craque depôs aqui na capital paulista sobre a denúncia de um suposto estupro na relação com Nájila Trindade, em Paris.

Dos três acima da média na opinião do técnico da Seleção, dois são da América do Sul. Messi levou a Argentina no máximo ao vice na Copa 2014. Na era Neymar, o Brasil chegou às semifinais em casa há seis e às quartas no ano passado, na Rússia.

Na contramão de Tite, o volante Casemiro destaca a importância de realizar uma boa campanha sem a referência técnica da Seleção. “Somos favoritos em todas as competições. Nós sempre temos a obrigação de vencer e de jogar bem. Mesmo sem o Neymar, a nossa principal estrela, continuamos fortes”, afirmou, com um tom de autoafirmação do elenco.

Em jejum de títulos desde a Copa das Confederações 2013 conquistada em casa, o Brasil tentará encerrar a abstinência na Copa América estreando de branco em homenagem aos 100 anos do primeiro dos nove títulos da Copa América, em 1919. A última conquista foi em 2007, na Venezuela, durante a primeira era Dunga.

A largada da caça ä nona taça contra a Bolívia terá apenas um suspense. Tite fez mistério quanto ao parceiro de Casemiro na proteção à zaga. Arthur continua se recuperando de lesão. Fernandinho e Allan são os candidatos. Roberto Firmino ganhou a disputa com Gabriel Jesus e comandará o ataque. Reserva imediato do goleiro Alisson, Ederson se machucou, mas segue no elenco. O prazo de recuperação é de cinco a sete dias.

 

QUERIDA, ENCOLHI A AMÉRICA DO SUL

A dinastia europeia em todas as competições da Fifa

 

» Copa do Mundo

Últimos quatro campeões

 

2006: Itália

Melhor sul-americano:  Brasil (5º)

2010: Espanha

Melhor sul-americano: Uruguai (4º)

2014: Alemanha

Melhor sul-americano:  Argentina (vice)

2018: França

Melhor sul-americano:  Uruguai (5º)

 

» Copa das Confederações

Última campeã

2017: Alemanha

 

» Mundial Sub-20

Últimos três campeões

2013: França

2015: Sérvia

2017: Inglaterra

 

» Mundial Sub-17

Última campeã

2017: Inglaterra

 

» Mundial de Clubes

Últimos seis campeões

2013: Bayern Munique

2014: Real Madrid

2015: Barcelona

2016: Real Madrid

2017: Real Madrid

2018: Real Madrid

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/