Lula No que depender da CBF, a Copa do Mundo Feminina passará pelo Mané. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press No que depender da CBF, a Copa do Mundo Feminina passará pelo Mané. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press

Encontro de Lula com a Seleção é propaganda eleitoral da candidatura do Brasil à Copa de 2027

Publicado em Esporte

Interrompemos nossa programação para exibição do horário eleitoral gratuito. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no treino da Seleção Brasileira na tarde deste sábado, no Mané Garrincha, não é aleatória. Estratégico, o petista aproveita a ocasião para mandar um recado institucional ao líder da Fifa, Gianni Infantino. Lula está fechado com a candidatura do Brasil a sede da Copa do Mundo Feminina, em 2027.  O encontro, inclusive, foi transmitido na TV Brasil.

 

Palco da Copa das Confederações, Copa do Mundo e dos torneios de futebol masculino e feminino nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a arena da capital do país é o palanque político perfeito para turbinar os desejos de Lula e da CBF. Afinal, a concorrência é duríssima e o plano precisa se mostrar coeso. Lula e a CBF queriam as imagens vinculadas a Marta, óbvio, virtual embaixadora da cruzada por votos para abrigar o torneio. O voo dela atrasou e provocou mudanças na programação do Brasil no Mané. Lula esperou para se encontrar com Marta dentro do campo.

 

Em 24 de abril, a Fifa anunciou quatro candidaturas a sede da Copa de 2027. A África do Sul cobiça o torneio. Na Europa, há uma parceria entre Alemanha, Bélgica e Holanda. A Concacaf apoia o combo formado por Estados e México. A sede será revelada em 17 de maio de 2024, na Tailândia.

 

Lula foi cabo eleitoral nas vitórias do país na Fifa e no COI para receber, respectivamente, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Em 2009, posou na foto da comemoração com Eduardo Pães, Sérgio Cabral, Carlos Arthur Nuzman, Orlando Silva e a grande caravana presente em Copenhague depois de o Brasil derrotar Madri no último turno do pleito por 66 x 32 na capital da Dinamarca.

 

Em março, Lula manifestou publicamente apoio à candidatura do Brasil no tour da taça da Copa por Brasília. “O governo, por meio da Presidência, do Ministério do Esporte e do Itamaraty, estará à disposição da CBF para fazer o necessário para que a gente consiga trazer, em 2027, a Copa do Mundo Feminina para o Brasil”, discursou Lula no Planalto.

 

“Será um evento motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro, para que entenda a participação da mulher efetivamente em todos os cantos que ela puder participar, onde quiser, do jeito que quiser”, acrescentou.

 

Lula, inclusive, citou o legado da Copa do Mundo de 2014 como aliado para o triunfo do Brasil na candidatura. “Será um evento motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro, para que entenda a participação da mulher efetivamente em todos os cantos que ela puder participar, onde quiser, do jeito que quiser”, acrescentou.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf