Tata Vice das últimas três Copas Américas, Gerardo Martino deixa a Argentina. Foto: Divulgação/AFA

Em um mês, 5 das 8 seleções campeãs do mundo trocam de técnico. Argentina entra na lista…

Publicado em Esporte, Sem categoria

Com o pedido de demissão de Gerardo “Tata” Martino da Argentina nesta terça-feira, cinco das oito seleções campeãs do mundo trocaram de técnico em um mês neste meio de ano. Quase a mesma quantidade da Série A do Campeonato Brasileiro, que teve sete trocas em 13 rodadas. Na lista estão Argentina, Brasil, Espanha, Inglaterra e Itália. Alemanha (Joachim Löw) e França (Didier Deschamps), que se enfrentam na quinta-feira, nas semifinais da Eurocopa; e o Uruguai (Óscar Washington Tabárez), eliminado na fase de grupos da Copa América, ainda mantêm seus comandantes.

Vice-campeão das últimas três edições da Copa América — uma pelo Paraguai (2011) e duas com a Argentina (2015 e 2016), Gerardo “Tata” Martino renunciou ao cargo no início da tarde desta terça-feira, em meio à grave crise política a Associação de Futebol Argentina, e a 31 dias do início do torneio de futebol masculino dos Jogos do Rio-2016. Há o risco até de a bicampeã olímpica não disputar as Olimpíadas. Gerardo Martino comandou a Argentina em 29 partidas: 19 vitórias, 7 empates, 3 derrotas, 66 gols pró e 18 contra. Nas Eliminatórias para a Copa de 2018, deixa a Argentina em terceiro lugar, com 11 pontos, atrás do Uruguai e do Equador (13). Ao contrário do sexto colocado Brasil, está na zona de classificação.

Antes do início da Eurocopa, a Itália anunciou que Giampiero Ventura, 68 anos, é o herdeiro do cargo de Antonio Conte na Squadra Azzurra. O treinador que eliminou a Espanha na última segunda-feira e classificou o país da bota para as quartas do torneio continental foi contratado pelo Chelsea, da Inglaterra.

Na sequência, o Brasil foi eliminado na fase de grupos da Copa América Centenário na derrota para o Peru. Dunga perdeu o emprego e deu lugar a Tite. A estreia do novo comandante verde-amarelo está marcada para setembro, em Quito, contra o Equador, pelas Eliminatórias para a Copa de 2018. A partida seguinte é em Manaus, contra a Colômbia.

As oitavas de final da Eurocopa derrubaram dois treinadores. Campeão mundial em 2010 e da Eurocopa em 2012 com um inesquecível 4 x 0 diante da Itália, Vicente del Bosque deixou o cargo e ainda não tem sucessor. Joaquín Caparrós é um dos favoritos. No mesmo dia, Roy Hodgson encerrou o ciclo à frente da Inglaterra após o vexame diante da Islândia.

Das oito seleções campeãs do mundo, três mantêm por enquanto os seus comandantes. França e Alemanha estão nas semifinais da Eurocopa sob as batutas de Didier Deschamps e Joachim Löw, respectivamente. Apresar da eliminação na fase de grupos da Copa América Centenário, o Uruguai mantém Óscar Washington Tabárez empregado. Por sinal, é o mais estável entre os treinadores das oito campeãs do mundo. Ele ocupa o cargo desde 2006, ou seja, lidera a Celeste há 10 anos.

A dança das cadeiras nas seleções campeãs do mundo…
Brasil: sai Dunga, entra Tite
Itália: sai Antonio Conte, entra Giampiero Ventura
Espanha: sai Vicente del Bosque, entra (?)
Inglaterra: sai Roy Hodgson, entra (?)
Argentina: Gerardo Martino (?)
Uruguai: Óscar Washington Tabárez (permanece)
Alemanha: Joachim Löw (permanece)
França: Didier Deschamps (permanece)