Uruguay celeste Uruguai está fora até mesmo da zona de repescagem para a Copa do Catar. Foto: Nelson Almeida/AFP Uruguai está fora até mesmo da zona de repescagem para a Copa do Catar. Foto: Nelson Almeida/AFP

Em apuros nas Eliminatórias, Uruguai arrisca ser o único campeão mundial ausente no Catar

Publicado em Esporte

As Eliminatórias para a Copa poucas vezes foram tão protocolares para os campeões mundiais neste ciclo rumo ao Catar. Dos oito campeões, três estão assegurados no torneio com abertura prevista para 21 de novembro de 2022: Alemanha, Brasil e França. Um tem a vaga encaminhada – a Argentina. Espanha, Inglaterra e Itália é questão de tempo. O único integrante do G-8 em apuros é o Uruguai. Os bicampeões estão fora até mesmo da zona de repescagem.

Com o perrengue celeste, a Copa arrisca não ter seus oito campeões pela segunda edição consecutiva. A Itália ficou fora na Rússia em 2018. O próprio Uruguai fracassou nas Eliminatórias para 2006, na Alemanha. Sexta colocada na maratona sul-americana com 16 pontos, a seleção comandada por Óscar Washington Tabárez ocupa o sexto lugar. Em tese, disputa duas vagas, uma direta e outra à repescagem, com Chile, Colômbia e Peru.

A situação do Uruguai é delicada. Na terça-feira, terá pela frente a Bolívia, na altitude de 3.600m de La Paz. Na sequência, duelo fora de casa com o terceiro colocado Equador; recepção à Venezuela, em Montevidéu; visita ao Peru e confronto direito com o Chile na última rodada, em Santiago. Em tese, esta pode ser a partida decisiva para as pretensões de Suárez e companhia.

A possível ausência do Uruguai na Copa não seria surpresa. Campeão na primeira edição em 1930, o país se recusou a participar do torneio em 1034 e 1938. Não se classificou para as versões de 1958, 1978, 1982, 1994, 1998 e 2006. Portanto, é o maior furão entre os campeões.

A partida contra a Bolívia pode ser decisiva para a troca de comando. Óscar Tabárez balançou, mas não caiu depois de sofrer 7 x 1 no agregado para Argentina e Brasil, em outubro. Prestigiado, perdeu novamente para a Argentina, em Montevidéu, na última sexta-feira. A permanência do treinador chegou a ser discutida e o nome de Diego Aguirre do Internacional entrou na pauta.

Portanto, não será surpresa se o Uruguai disputar as últimas quatro partidas das Eliminatórias, em janeiro, fevereiro e março, sob nova direção. Se a seleção será (ou não) uma das bolinhas no sorteio dos grupos em 1° de abril, resta esperar. Por enquanto, só dá para bancar que Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França Inglaterra e Itália, sim, estarão no Catar em 2022.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf