Tite conhece o Ninho do Urubu ao lado do gerente de futebol Fabinho. Foto: Marcelo Cores/Flamengo Tite conhece o Ninho do Urubu ao lado do gerente de futebol Fabinho "soldado". Foto: Marcelo Cores/Flamengo

Em 12 jogos: como foram as largadas de Tite nos últimos três trabalhos

Publicado em Esporte

Adenor Leonardo Bachi estabeleceu um patamar altíssimo para os inícios dos últimos três trabalhos. Tite acordou técnico do Flamengo nesta terça-feira, conheceu o Ninho do Urubu, comandará o primeiro treino hoje à tarde e será cobrado a partir de estreia contra o Cruzeiro por uma sequência de vitórias semelhante à das grandes arrancadas da carreira, principalmente as últimas duas na Seleção Brasileira e no Corinthians.

 

O Flamengo tem na agenda mais 12 jogos na temporada. Todas as partidas pelo Campeonato Brasileiro. O Correio Braziliense levantou como foram as arrancadas do profissional gaúcho nos na primeira dúzia de partidas com as pranchetas verde-amarela e alvinegra.

 

Tite debutou na amarelinha derrotando o Equador por 3 x 0. Começava em Quito uma série incrível de 11 vitórias e apenas um derrota. Empilhou triunfos contra Equador, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Argentina, Peru, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Austrália e novamente Equador. A única derrota aconteceu contra a Argentina no Superclássico das Américas disputado em Melbourne, na Austrália.

 

A arrancada de Tite na Seleção teve 33 pontos conquistados em 36. Um aproveitamento incrível de 91,6% de aproveitamento. Guardadas as devidas proporções, adversários, Eliminatórias e amistosos, o gaúcho de Caxias do Sul levaria o Flamengo dos atuais 44 pontos no Campeonato Brasileiro para 77, ou seja, com 11 vitórias e uma derrota.

 

O início na Seleção Brasileira (12 jogos)

  • (F) Brasil 3 x 0 Equador
    (C) Brasil 2 x 1 Colômbia
    (C) Brasil 5 x 0 Bolívia
    (F) Brasil 2 x 0 Venezuela
    (C) Brasil 3 x 0 Argentina
    (F) Brasil 2 x 0 Peru
    (C) Brasil 1 x 0 Colômbia
    (F) Brasil 4 x 1 Uruguai
    (C) Brasil 3 x 0 Paraguai
    (N)Brasil 0 x 1 Argentina
    (F) Brasil 4 x 0 Austrália
    (C) Brasil 2 x 0 Equador

 

Quando assumiu o Corinthians em 2015, Tite também teve uma largada menos avassaladora nos 12 jogos iniciais pelo Timão. Acumulou 10 vitórias e dois empates. Comparado com a Seleção, o aproveitamento é de 88,8%. A lista tem jogos do Paulistão, incluindo três clássicos e duelos pela Libertadores. Com um desempenho semelhante, o Flamengo saltaria dos 44 pontos na Série A para 76. Ele igualaria a campanha do Cruzeiro campeão em 2013 sob o comando de Marcelo Oliveira.

 

O início no Corinthians de 2015/2016 (12 jogos)

  • (C) Corinthians 3 x 0 Marília
    (C) Corinthians 4 x 0 Once Caldas
    (F) Corinthians 1 x 0 Palmeiras
    (F) Corinthians 1 x 1 Once Caldas
    (C) Corinthians 2 x 1 Botafogo-SP
    (C) corinthians 2 x 0 São Paulo
    (F) Corinthians 1 x 1 Ituano
    (F) Corinthians 2 x 0 Linense
    (C) Corinthians 3 x 0 Mogi Mirim
    (F) Corinthians 1 x 0 San Lorenzo
    (F) Corinthians 1 x 0 São Paulo
    (C) Corinthians 1 x 0 São Bernardo

 

O trabalho anterior também rolou no Corinthians. Começou em 2010. A arrancada começa com sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 36 pontos disputados. No total, 25 pontos conquistados. Aproveitamento de 69,4%. Se igualar o início de 13 anos atrás no Corinthians, Tite levará o Flamengo de 44 para 69 pontos, ou seja, dois a mais do que fez o próprio Flamengo na campanha do título de 2009.

 

O início no Corinthians de 2010/2011 (12 jogos)

  • (C) Corinthians 1 x 0 Palmeiras
    (F) Corinthians 1 x 1 Flamengo
    (C) Corinthians 4 x 0 Avaí
    (F) Corinthians 2 x 0 São Paulo
    (C) Corinthians 1 x 0 Cruzeiro
    (F) Corinthians 1 x 1 Vitória
    (C) Corinthains 2 x 0 Vasco
    (F) Goiás 1 x 1 Corinthians
    (C) Corinthians 2 x 0 Portuguesa
    (F) Corinthians 1 x 1 Bragantino
    (C) Corinthians 1 x 1 Noroeste
    (C) Corinthians 0 x 0 Tolima

 

Em 2010, Tite assumiu o Corinthians em situação semelhante. O Timão ainda tinha oito partidas a disputar pelo Campeonato Brasileiro. Estreou com vitória por 1 x 0 contra o Palmeiras e terminou o ano invicto com seis vitórias e dois empates.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf