Robbie Robinson se comunica em inglês e só sabe dizer: “Hola. Adiós. Viva Chile” em espanhol. Foto: ANFP Robbie Robinson se comunica em inglês e só sabe dizer: “Hola. Adiós. Viva Chile” em espanhol. Foto: ANFP

Ele nasceu nos EUA, joga no time de Beckham e defende o Chile: conheça Robbie Robinson

Publicado em Esporte

A dificuldade no processo de renovação do Chile, bicampeão da Copa América em 2015 e 2016 com a melhor geração do país, começa a apresentar alguns nomes e sobrenomes não muito peculiares ao adversário do Brasil nesta quinta-feira, às 22h, em Santiago, pelas Eliminatórias para a Copa do Qatar-2022 Depois da estreia do inglês naturalizado Ben Brereton na Copa América deste ano no Brasil, o time comandado pelo uruguaio Martin Lasarte aposta no estadunidense Robbie Robinson, de 22 anos, na nesta Data Fifa.

Ambos são atacantes. Atuam no setor em que o Chile teve ídolos recentes como Ivan Zamorano, Marcelo Salas e Alexis Sánchez, impedido pela Internazionale de participar desta Data Fifa devido às exigências da quarentena para entrada na Europa. Ben Brereton foi vetado não foi liberado pelo Blackburn Rovers, décimo colocado na segunda divisão inglesa.

Nascido em Camden, na Carolina do Sul, o atacante defende o Inter Miami na Major League Soccer (MLS), a liga de futebol profissional dos Estados Unidos. Antes da profissionalização, ele defendeu o Charleston Battery e passou pelo Clemson Tigers. Apto a defender as seleções dos Estados Unidos ou do Chile, optou por La Roja. Robbie Robinson é filho de mãe chilena e havia manifestado ao técnico anterior, Reinaldo Rueda, o desejo de defender a bandeira do país.

O sonho foi realizado no último dia 23. Robinson foi relacionado para as partidas contra Brasil, Equador e Colômbia. No ano passado, o atacante foi a primeira escolha do draft da MLS. O presidente do Inter de Miami, David Beckham, e o treinador Phil Neville, decidiram aposta nele. A Federação de Futebol do Chile também, principalmente depois de ouvir dele o desejo pessoal de disputar a Copa do Qatar-2022 pelos bicampeões sul-americanos.

O comprometimento com a seleção do país da mãe ficou evidente na primeira entrevista como jogador do Chile. “Significa muito para mim e para minha família. Estou muito honrado em vestir esta camisa e quero fazer tudo o que estiver ao meu alcance para restaurar essa confiança em campo e ser útil à equipe”, comentou em entrevista ao site da Federação de Futebol do Chile. Robinson tem 1,88m, 77kg e é formado pela Universidade Clemson.

Robinson ficou surpreso com a intensidade do treinamento comandado pelo técnico uruguaio Martin Lasarte. “Foi genial. O nível de treinamento é muito alto aqui, vai me permitir ser um jogador melhor. É impressionante”, afirmou, comparando com o ritmo no Inter Miami.

Robbie Robinson é um dos jogadores descobertos pelo projeto Generation Adidas realizado desde 1997. O atacante foi destaque da turma de 2020 ao lado do Daryl Dike, estadunidense de origem nigeriana do Orlando City, Henry Kessler (New England Revolution), Jack Maher (Nashville) e do canadense Ryan Raposo (Vancouver Whitecaps).

 

Atualização: deserção

Depois de treinar com o Chile para rodada tripla das Eliminatórias, Robbie Robinson surpreendeu o técnico Martin Lasarte ao decidir abandonar a concentração a poucas horas da estreia dele na seleção contra o Brasil. O argumento seria uma indecisão entre representar os Estados Unidos, país do paí, ou Chile, nação da mãe. “Quero agradecer aos torcedores, jogadores, comissão técnica e funcionários de “La Roja” pelo caloroso recebimento quando tive a honra de me juntar à seleção nacional. Realmente desfrutei de treinar com vocês e me sinto honrado pela forma como me trataram. Decidi voltar ao sul da Flórida para tirar um tempo para avaliar qual seleção vou representar, enquanto ajudo o Inter Miami CF a chegar nos playoffs”, justificou.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf