Sulantay José Sulantay levou o Chile de Isla ao terceiro lugar no Mundial Sub-20 de 2007. Foto: ANFP José Sulantay levou o Chile de Isla ao terceiro lugar no Mundial Sub-20 de 2007. Foto: ANFP

Ele lapidou Isla na melhor seleção sub-20 da história do Chile: José Sulantay fala sobre o novo lateral do Flamengo

Publicado em Esporte

Aos 80 anos, o ex-atacante e ex-técnico José Manuel Sulantay Silva tem um orgulho na vida: colocou Mauricio Isla na vitrine do shopping da bola. Em 2007, explorou ao máximo as virtudes do jogador na melhor seleção sub-20 do Chile em todos os tempos. “Eu sempre gostei de atletas multifuncionais. Isla é assim. Devo a ele o terceiro lugar no Mundial Sub-20 do Canadá. Como ele jogou futebol naquele ano. Em mais de uma função, até”, conta em entrevista por telefone ao blog o treinador do timaço que contava com Isla, Gary Medel, Carlos Carmona, Alexis Sánchez e Arturo Vidal. Oito anos depois, aquela geração brindaria o país com o bi na Copa América.

Sulantay emociona-se ao falar sobre o possível sucessor de Rafinha no Flamengo. Apaixonado pelo futebol brasileiro, conta que inspirou-se em Sebastião Lazaroni na definição do sistema tático do Chile para o Mundial Sub-20 de 2007. “Eu sempre admirei Mauro Galvão, que era o líbero do Brasil na Copa de 1990. Aldair era outro senhor zagueiro. Observei que Isla tinha qualidade para ser o nosso líbero. A saída de bola dele é ótima, e tornou-se nosso líbero no esquema com três defensores (3-4-3). Jogou assim nas três partidas da primeira fase”, recorda Sulantay, referindo-se aos duelos com Áustria, Congo e Canadá na etapa de grupos do torneio da Fifa.

A grande exibição de Isla no Mundial Sub-20 aconteceu contra a Nigéria, em Montreal, pelas quartas de final (assista ao vídeo abaixo). “Ele foi o dono do jogo”, lembra Sulantay. O duelou terminou empatado por 0 x 0 no tempo normal. O Chile voou na prorrogação. Goleou por 4 x 0. Isla fez o segundo em cobrança de pênalti e o terceiro em contra-ataque. Versátil, o capitão parecia estar em todas as partes do campo. “A partir das oitavas de final contra Portugal, posicionei Isla na contenção como volante pela direita. No decorrer da partida, avancei Isla e o liberei para atacar”, conta.

 

 

A geração chilena liderada por Sulantay chegou às semifinais do Mundial. Deu o azar de cruzar com a Argentina de Sergio Romero, Emiliano Insúa, Gabriel Mercado, Éver Banega, Sergio Agüero e Ángel Di María nas semifinais.  A trupe celeste avançou e conquistou o título. Oito anos depois, Isla, Medel, Alexis Sánchez e Vidal vingaram-se na final da Copa América 2015, no Estádio Nacional de Santiago, no primeiro dos dois títulos continentais do país contra a Argentina.

Apesar da eliminação do Chile nas semifinais do Mundial Sub-20 de 2007, os olheiros europeus ficaram encantados com as mil e uma utilidades de Isla. A Udinese da Itália desembolsou, à época, 525 mil euros pelo coringa de José Sulantay.

Isla desembarcará, no Brasil, como lateral-direito, mas Domènec Torrent sabe que poderá contar com ele em várias funções. A filosofia guardiolista à qual Dome é adepto ama jogadores com o estilo de Isla, ou seja, capazes de mudar um sistema tático várias vezes numa partida.

 

“Eu sempre gostei de atletas multifuncionais. Isla é assim. Devo a ele o terceiro lugar no Mundial Sub-20 do Canadá. Como ele jogou futebol naquele ano. Em mais de uma função, até”

José Sulantay, técnico de Mauricio Isla na seleção do Chile no Mundial Sub-20 de 2007

 

Essa pode ser a grande sacada da contratação do jogador de 32 anos. Isla começou como atacante nas divisões de base da Universidad Católica. As deficiências do elenco de garotos fizeram com que ele topasse atuar como lateral. Apoiava e defendia com equilíbrio. A carreira construída na Europa aprimorou a versatilidade do jogador com passagem por Udinese, Juventus, Queens Park Rangers, Olympique de Marselha, Cagliari e Fernebahçe.

“O Flamengo pode ter certeza de que está contratando um jogador que servirá ao clube em mais de uma posição. Mais do que isso: é um profissional muito responsável desde que foi meu jogador na seleção chilena. Entreguei a ele a faixa de capitão em vários jogos. Tem personalidade, liderança. Aqui, no Chile, a informação é de que ele está confirmado como jogador do Flamengo. Vou telefonar para Isla e parabeniza-lo quando foi oficial”, disse Sulantay.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf