Jair Ventura Jair e Renato no Maracanã em 1988. Foto: Reprodução/Placar/Nico Esteves

E o gandula que tirou foto com Renato Gaúcho decidirá vaga contra o Grêmio nas quartas da Libertadores

Publicado em Esporte

Uma nota na página 11 da edição de 24 de junho de 1988 da revista Placar, com foto histórica de Nilton Claudino, contava o drama do menino Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura antes de um jogo no Maracaña ilustrada por . “O garoto Jair Ventura Ribeiro, 9 anos, estreou como gandula de olho na realização de um velho sonho: ser fotografado ao lado dos ídolos Bebeto e Leandro, do Flamengo. Nada demais, não fosse ele o filho de Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970. Por causa da confusão de repórteres antes do jogo, Jair só conseguiu posar junto com Renato Gaúcho”, diz o texto.

Quase 30 anos depois, Jair Ventura transformou o Botafogo em um time de “gandulas”. Não tem bola perdida. É preciso ir atrás dela onde for. É preciso ir atrás da vitória, dos três pontos, da vitória, até o fim. Prova disso é o segundo gol de Rodrigo Pimpão na vitória desta quinta-feira no Nilton Santos sobre o Nacional, do Uruguai.

Com espírito de gandula, Jair Ventura pode protagonizar contra Renato Gaúcho as duas decisões do ano no futebol brasileiro. Uma é certa. Com a vitória por 3 x 0 no placar agregado sobre o Nacional, do Uruguai,  o Botafogo enfrentará o Grêmio nas quartas de final da Copa Libertadores da América.

Mas o destino pode reservar aos dois um outro mata-mata valendo título, taça, volta olímpica. Se o alvinegro desbancar o Flamengo, e o tricolor gaúcho superar o Cruzeiro, Jair Ventura e Renato Gaúcho podem decidir o título da Copa do Brasil.

Jair Ventura, Renato Gaúcho e Fabio Carille são, até agora, os técnicos do ano no futebol brasileiro. Impressionante o trabalho do técnico do Botafogo. Na Libertadores, seu time é o exterminador de campeões. Deixou para trás Colo-Colo-CHI, Olimpia-PAR, Estudiantes-ARG, Atlético Nacional-COL e Nacional-URU. Na Copa do Brasil, eliminou outros dois campeões do mata-mata nacional — Sport e Atlético-MG. Nas quartas, encara o tricampeão Flamengo.

Aos 38 anos, em seu primeiro trabalho como técnico profissional, Jair Ventura mostra competência para gerenciar crises. Perdeu Montillo. Ficou sem Camilo. Perdeu a paciência com Sassá. Como se não bastassem as deserções, Jair Ventura administra egos. Gatito e Jefferson são dois goleiraços. Um é titular da seleção do Paraguai. O outro era número 1 da Seleção Brasileira até pouco tempo. Não é fácil, amigos, não é fácil…

Enquanto os eliminados Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG conta com elencos luxuosos, Jair Ventura administra a escassez do Botafogo. Remonta durante a competição, com pouco tempo para treinar, um meio de campo que era programado para funcionar com Montillo e Camilo no papel de maestros. O argentino se aposentou. Camilo foi para o Internacional.

É cedo para cravar que Jair Ventura já é um dos grandes técnicos do futebol brasileiro. A história do futebol é repleta de treinadores que funcionaram muito bem em um clube e depois disso desapareceram. Frank Rijkaard, por exemplo, só fez sucesso como treinador no Barcelona. Roger Machado foi brilhante no Grêmio, mas teve dificuldades no Atlético-MG.

Independentemente do futuro, Jair Ventura merece demais curtir o presente. Com experiência de quem foi gandula, transformou o Botafogo em um time de gandulas. Não tem bola perdida para o batalhão de “gandulas” comandados por Jair Ventura. Rodrigo Pimpão, por exemplo, alcançou Jairzinho e Dirceu e virou um dos maiores artilheiros do clube na história da Libertadores.

A campanha heroica nesta temporada é digna até de uma adaptação no hino do clube. Talvez ficaria bom assim: (…) não podes perder, perder pra ninguém que seja campeão da Libertadores (…).  Parabéns, Jair Ventura! Parabéns, Botafogo de Futebol e Regatas!