img20241216185641888MED Emenda do deputado Luiz Lima em defesa da LIE perdeu por 30 votos. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados Emenda do deputado Luiz Lima em defesa da LIE perdeu por 30 votos. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Dribles curtos: Lei de Incentivo, direitos de tevê do Candangão e mais

Publicado em Esporte

Lei de Incentivo ao Esporte

Contrários ao Projeto de Lei Complementar 210/24 sob o argumento de que o PL prejudicará a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), podendo até mesmo acabar com a principal política esportiva do País, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) confederações olímpicas, entidades representativa de atletas e lideranças esportivas amargaram derrota nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados. O parecer votado não retirou os impactos na LIE, nem a prorrogou até 2028. Houve votação em separado da emenda apresentada pelo deputado Luiz Lima (PL-RJ). No entanto, não foi aprovada por 30 votos. Eram necessários 257 votos “sim”, mas houve 227 “sim”. O PP, partido do Ministro do Esporte, André Fufuca, deu 34 votos “não”, portanto, contra a emenda que preservava a Lei do Incentivo ao Esporte. 

 

“A lei de incentivo fiscal hoje é o ar que nós respiramos. Queria encarecidamente pedir ao Congresso Nacional que pense muito, porque hoje o esporte nacional, as medalhas que nós trazemos, aquilo que nós representamos, o nosso povo depende disso. Toda uma comunidade que depende da lei de incentivo fiscal”

José Roberto Guimarães, técnico da Seleção feminina de vôlei, ao receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva no Prêmio Brasil Olímpico

 

Direitos de tevê do Candangão

A Record transmitirá o Candangão em 2025 na tevê aberta. A sucursal da tevê de Edir Macedo na capital do país ficou satisfeita e surpresa com a audiência na final deste ano entre o campeão Ceilândia e o vice Capital. Houve média de quatro pontos e pico de seis no horário do jogo de acordo com levantamento do colega Gabriel Vaquer cedida ao blog. A vice-liderança despertou o interesse de acertar com a FFDF e faz parte da estratégia do veículo de levar ao público o máximo de estaduais no ano em que terá os jogos de 11 times da Série A vinculados à Liga Forte Futebol. A entidade máxima do futebol candango exibirá jogos no YouTube. Alguns clubes usarão os canais próprios quando forem mandantes. Negociações com canais independentes continuam.  

 

Naming rights

Falta somente assinar o contrato com o Banco de Brasília (BRB) para o oficializar anúncio do acordo pela quarta temporada consecutiva para a premiação do Candangão bancada pela instituição financeira estatal. Os valores são os anunciados no arbitral: R$1,2 milhão para o campeão, R$ 400 mil ao vice, R$ 250 mil ao terceiro colocado e R$150 mil ao quarto, que não tinha direito a nada na temporada anterior. A FFDF também terá direito a uma fatia do total acordado para o investimento em marketing.

 

Mané Garrincha

Candidato a receber a final da Libertadores em 2025, o estádio da capital do país tem confirmados três jogos de três diferentes estaduais para o início da temporada. A agenda será aberta com Athletic x Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro, em 22 de janeiro. O clássico entre Vasco e Fluminense pelo Carioca será na arena em 5 ou 6 de fevereiro. Assim como no ano passado, a Portuguesa receberá o Corinthians em 16 de fevereiro pela primeira fase do Campeonato Paulista.

 

Super Copa Capital

Recém-encerrada, a segunda edição do torneio nacional sub-17 disputado no Distrito Federal por 16 clubes recebeu um investimento financeiro de R$ 979.035,63 em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer. O Athletico-PR ganhou o título contra o Atlético-GO no Bezerrão. O número de participantes dobrará para 32 em 2025. A intenção é ocupar definitivamente o espaço ocupado pela extinta Taça Belo Horizonte e entrar no calendário da base da CBF. 

 

Dia do Futebol Feminino

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha sancionou o Dia do Futebol Feminino no Distrito Federal. A data será celebrada anualmente em 14 de abril. A lei entrou em vigor e será comemorada pela primeira vez daqui a quatro meses. A capital do país é representada na Série A1 feminina pelo Real Brasília. O Minas Brasília figura na A2.

 

Estratégia

Pré-candidato à presidência da Confederação Brasileira de Futebol, Ronaldo Nazário está sendo bem assessorado em Brasília. Formiguinhas e elefantes trabalham por ele dia e noite em uma espécie de Comitê de Campanha. A missão é convencer figurões da política nacional a apoiar o Fenômeno em um possível embate com Ednaldo Rodrigues nas urnas.  

 

Patrocínio 

Caio Bonfim termina o melhor ano da carreira dele com boas notícias para além da medalha de prata nos Jogos Olímpico de Paris-2024, do bi no Circuito de Marcha Atlética Internacional é do Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico do COB. O atleta de Sobradinho fechou patrocínio com a alemã Puma. O Brasiliense usará o tênis Daviate Nitri Elite 3 nos treinos e competições.

 

A grife alemã celebra: 

“A parceria com o Caio Bonfim é mais um passo importante da Puma, reforçando nosso compromisso com atletas de alto nível, com a CBAt e com o desenvolvimento do esporte. Caio é um exemplo de performance, valor que buscamos incansavelmente apoiar. Estamos ansiosos para vê-lo brilhando nas próximas competições”, comemorou Luciana Soares, diretora de marketing da Puma Brasil”

 

Caso encerrado

Acha a Justiça lenta no Brasil? Olha isso: um processo de 2004 relativo ao repasse de verba pública repassada pela Secretaria de Esporte e Lazer à antiga Federação Metropolitana de Futebol há 20 anos foi encerrado neste mês com a exclusão da responsabilidade solidária dos agentes públicos. O acórdão 651/2024 beneficia por exemplo o secretário da época, Weber Magalhães. Ele teve de pagar multa de pouco mais de R$ 5 mil. 

 

Real Madrid

Enquanto os times brasileiros batem cabeça nas ações de marketing voltadas para o torcedor, o time espanhol aproveita as chances de acessar o mercado nacional. Uma das últimas ações do clube é a parceria com a marca de vestuário Braziline para a confecção de peças para o público infantil e jovem, dos 4 aos 16 anos. O clube e a marca colocaram à venda cinco camisas e duas bermudas com design unissex. A grife também tem o licenciamento do Manchester City, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain e Barcelona.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf