Rafinha e Douglas Costa: assistências e gols no Bayern. Foto: Christof Stache/AFP
O anúncio oficial da contratação de Douglas Costa pelo Grêmio remonta a parceira entre o atacante e o lateral Rafinha. Ambos têm tudo para formar um dos melhores lados direitos do futebol brasileiro na Copa do Brasil, Brasileirão e na Copa Sul-Americana. Trabalharam juntos no Bayern de Munique nas vitoriosas temporadas 2015/2016 e 2016/2017.
Quando tinham chance, formavam uma bela dupla pela direita. A concorrência era pesadíssima. Lahm e Robben dominavam aquela fatia do campo. Juntos, Rafinha e Douglas Costa ganharam tudo por lá. Espírito vencedor não falta aos badalados reforços tricolores.
Rafinha tabelou muito com Douglas Costa. Lembro-me de pelo menos duas partidas em que o lateral deu assistência para o novo astro da companhia: 5 x 0 sobre o Hamburgo, em 2015 (assista ao vídeo da parceria); e outra diante do Arsenal, em 2017, pela Champions League.
O retorno de Douglas Costa ao Grêmio é a história de uma incrível reviravolta na carreira. Há 12 anos, ele era um dos guris daquele time reserva do Grêmio enviado ao Maracanã para enfrentar o Flamengo na última rodada do Brasileirão de 2009: Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Thiego, Léo e Fábio Santos; Túlio, Adílson (Mithyuê), Maylson e Lúcio; Douglas Costa e Roberson (Bergson). Jogaram sob o comando de Marcelo Rospide.
Douglas Costa tinha 19 anos. Um mês depois, seria vendido por 8 milhões de euros ao Shakhtar Donetsk. As transações para o time ucraniano e na sequência para Bayern de Munique e Juventus movimentaram 84,25 milhões de euros (R$ 551 milhões). Havia sido campeão do Sul-Americano Sub-20 e vice do Mundial Sub-20 com a geração que tinha Rafael Tolói, Alex Teixeira, Alan Kardec, Giuliano, Ganso e Souza.
O guri retorna ao Grêmio como um homem coleciador de 20 títulos na carreira: 11 no Shakhtar Donetsk, cinco no Bayern de Munique e quatro com a camisa da Juventus.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…