Douglas Costa Douglas Costa: saída do Grêmio e sondagem do Flamengo. Foto: Jéssica Maldonado/ Grêmio Douglas Costa: saída do Grêmio e sondagem do Flamengo. Foto: Jéssica Maldonado/ Grêmio

Douglas Costa, Diego Costa e Daniel Alves: as três maiores decepções entre os repatriados da Europa

Publicado em Esporte

Os fracassos de Daniel Alves, Douglas Costa e Diego Costa na volta ao Brasil para defender São Paulo, Grêmio e Atlético-MG, respectivamente, mostram que nem sempre repatriar um medalhão da Europa é sinônimo de sucesso. Nem sempre desembarca no Brasil um Hulk da vida, ou seja, um jogador comprometido em entregar altíssimo nível.

Douglas Costa deixa o Grêmio com três gols em 28 jogos. Retornou ao tricolor gaúcho 11 anos depois de partir rumo à Europa para ser o cara do time na temporada 2021. Porém viu a relação com o clube se deteriorar depois do rebaixamento para a segunda divisão.

O jornalista  Rafael Pffeie da Rádio Guaíba informa que Douglas Costa interessa ao Flamengo. A contratação é arriscada. Não há certeza de que dará certo. As contusões atrapalham a sequência do atacante convocado por Tite para a Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Falta um jogador de velocidade no lado direito do ataque do Flamengo. Everton Ribeiro é muito mais armador do que ponta. Kenedy retornou ao Chelsea. Gabriel Barbosa transita por aquele setor, mas a preferência dos técnicos anteriores era tê-lo por dentro, como referência. Renato Gaúcho usou até mesmo Rodinei improvisado na ponta-direita. O menino da base Matheus França gosta de cair por aquele setor, mas precisa acumular milha.

Diego Costa é outra decepção. Aparentemente, o centroavante não aceitou o papel de coadjuvante em um Atlético-MG que havia encontrado um protagonista. Hulk desembarcou na Cidade do Galo  comprometido com o projeto e conduziu o time ao triplete nas conquistas do Campeonato Mineiro, Brasileirão e Copa do Brasil. Saiu pequeno de um projeto gigante.

Havia muita expectativa, também, pelo retorno de Daniel Alves ao Brasil. O início foi positivo no tricolor paulista, mas rapidamente o jogador e o clube começaram a debater a relação. Salários atrasados e certa falta de comprometimento do lateral com as causas do clube minaram a passagem dele pelo Morumbi, levaram à rescisão e o retorno ao Barcelona.

Há outros repatriados sob observação. Taison entregou pouco ao Internacional na temporada passada. Miranda ainda não é o xerife da zaga que o São Paulo sonhou. Renato Augusto, Willian, Giuliano e Roger Guedes chegaram faz pouco tempo no Corinthians.

A ver…

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf