Atletico Robinho é o artilheiro do Campeonato Mineiro com nove gols. Foto: Divulgação/Atletico

Dos quatro principais estaduais, apenas um tem artilheiro de time grande; trintões estão na moda

Publicado em Sem categoria

Em tempos de carência de um camisa 9 na Seleção Brasileira e nos clubes, a lista de artilheiros dos quatro principais campeonatos estaduais do país é uma espécie de atestado da crise. Em apenas um deles, o líder da lista de goleadores atua em um time grande. No Mineiro, no Carioca e no Paulista, os matadores têm mais de 30 anos. Nos casos específicos do Carioca, do Paulista e do Gaúcho, a artilharia é de jogadores de médio e pequeno porte.

No Campeonato Carioca, o artilheiro não é Paolo Guerrero, Fred e muito menos Riascos, herói da conquista do 12º título do Vasco na Taça Guanabara no último domingo. Depois de uma passagem polêmica pelo Flamengo, o veterano meia Almir, 33 anos, do Bangu, lidera o ranking com nove gols, ao lado de Tiago Amaral, 31, do Volta Rendonda. Eles podem ser ultrapassados por Riascos (8), Nenê e Marcelo Cirino (7) caso um dos dois clubes avancem à decisão do Campeonato Carioca. Vasco e Flamengo se enfrentam nas semifinais.

Em São Paulo, o artilheiro é outro veterano. Roger, 31, do Red Bull, soma 11 gols, contra 8 de Alecsandro, do Palmeiras, e outros 8 de Rodrigo Andrade, que fazia um excelente Campeonato Paulista até brigar com o técnico do Audax, Fernando Diniz, e pegar o rumo da Chapecoense. Suspenso depois de discutir com o treinador, Rodrigo Andrade não aceitou o castigo e pediu a rescisão do contrato com o clube-empresa.

No Campeonato Gaúcho, mais surpresas. O goleador máximo do campeonato é Heliardo, 24, do São José. Em segundo vem Brenner, do Juventude, com sete, seguido de perto pelo trio do Grêmio Pedro Rocha, Bobô e Luan.

O único estadual que tem a lista de artilheiro liderada por um jogador de time grande é o Campeonato Mineiro. Aos 32 anos, Robinho, do Atlético-MG, coleciona nove gols. O curioso é quem ocupa o segundo lugar: o veterano Mancini, do Villa Nova, com seis bolas na rede.