Copa do Brasil O sorteio da próxima fase da Copa do Brasil será na terça-feira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF confrontos da próxima fase será na próxima terça-feira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Dos 16 candidatos ao título da Copa do Brasil, 15 já estiveram nas semifinais; 12 foram campeões ou vice

Publicado em Esporte

A camisa nunca pesou tanto como nas oitavas de final da Copa do Brasil. Dos classificados para a próxima fase, 15 estiveram no mínimo uma vez nas semifinais do mata-mata nacional. A exceção é o Bahia. Bicampeão do Brasileirão, o tricolor jamais passou das quartas no segundo torneio mais importante do país. Entre os candidatos restantes ao título, 12 foram campeões ou vice. Apenas América-MG, Atlético-GO, Bahia e Fortaleza jamais decidiram a competição.

Embora o atual formado tenha matado a zebra, tornando cada vez mais difícil conquistas surpreendentes como as do Criciúma (1991), Juventude (1999), Santo André (2004) e Paulista (2005), a Copa do Brasil continua aberta ao novo. O Athletico-PR foi campeão inédito em 2019.

Metade dos clubes sonha com a conquista inédita. América-MG, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Goiás, Ceará, Fortaleza e São Paulo jamais deram a volta olímpica no torneio nacional. Elitizada, a caça ao título só tem dois times de fora da Série A: Cruzeiro e Bahia. Impressiona a ausência dos chamados times copeiros do Rio Grande do Sul. Grêmio e Inter caíram precocemente.

Como não há travas no sorteio marcado para a próxima terça-feira na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, a expectativa é por confrontos pesadíssimos nas oitavas de final. Os confrontos da próxima etapa serão em 22 de junho e 13 de julho, ou seja, junto e misturado com outro mata-mata, o das oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Há uma quantidade considerável de técnicos conhecedores dos atalhos para a glória na Copa do Brasil. O recordista Luiz Felipe Scolari, por exemplo, está no páreo à frente do Athletico-PR. Comandante do América-MG, Vágner Mancini levou o Paulista ao título em 2005. Dorival Júnior brindou o Santos com o título em 2010. Abel Ferreira ganhou a taça pelo Palmeiras em 2020. Jair Ventura, atualmente no Goiás, levou o Corinthians ao vice em 2018.

 

  • Campeões
    Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Santos
  • No máximo vices
    Botafogo, Ceará, Goiás e São Paulo
  • No máximo semifinalistas
    América-MG, Atlético-GO, Fortaleza
  • No máximo quartas de final
    Bahia

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf