Dome x Ceni: quando o técnico do Fortaleza aprendeu com o ex-chefe do comandante do Flamengo

Publicado em Esporte
Conversa após a derrota do São Paulo para o Bayern na Audi Cup 2013

 

Adversários neste sábado, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, Rogério Ceni e Domènec Torrent estiveram próximos pelo menos duas vezes: uma em Munique, quando o técnico do Fortaleza ainda era goleiro. A outra, em Manchester, quando o brasileiro fez um “mochilão” pela Europa no processo de aprendizado para trocar o par de luvas pela prancheta de treinador. Queria ver de perto o trabalho de Pep Guardiola.

Em 31 de julho, Rogério Ceni era o goleiro do São Paulo na Audi Cup, quando o tricolor perdeu por 2 x 0 para o Bayern de Munique, no Allianz Arena. O goleiro inclusive cobrou um pênalti defendido por Manuel Neuer. Ao fim da partida, dirigiu-se até o banco de reservas do clube alemão e trocou ideia rapidamente com Pep Guardiola (assista ao vídeo).

Dois anos depois, Rogério Ceni pendurava as luvas e mergulhava no projeto de virar treinador. Em 9 de setembro de 2016, esteve no Etihad Stadium para acompanhar o clássico entre Manchester City e United, pela Premier League. O clube inglês até registrou no Twitter a presença do maior goleiro-artilheiro da história do futebol na arena (assista ao vídeo). Na sequência, deslocou-se 50Km até Liverpool para estudar o time de Jürgen Klopp.

 

Ceni no Etihad Stadium para estudar clássico de Manchester. Foto: Divulgação/Manchester City

A turnê de Ceni pela Europa também teve visitas ao então técnico croata do West Ham, Slaven Bilic, ao italiano Antonio Conte no Chelsea e passagem pela Espanha para acompanhar o trabalho do atual comandante do Atlético-MG, Jorge Sampaoli, no Sevilla.

Rogério Ceni tentou implementar conceitos de Pep Guardiola no São Paulo e também os aplica no Fortaleza. A posse de bola do time nordestino é praticamente a mesma dentro (53,5%) e fora de casa (53,7%). A equipe tricolor costuma alternar posturas nos duelos contra times de patamar semelhante, igual ou superior.

O Fortelza teve mais posse de bola do que o Botafogo no empate, em casa, por 0 x 0: 58% a 42%. Praticamente dividiu a posse de bola com o São Paulo, no Morumbi: 51% a 49%. Deu a bola ao Corinthians, em Itaquera, ficou com ela apenas em 41% do tempo, mas teve um comportamento traiçoeiro. Rogério Ceni esperou o Corinthians, mas depois começou a soltá-lo no fim da partida, quando Romarinho abriu o placar e Luan salvou o Corinthians da derrota. Portanto, o Flamengo enfrentará um time camaleão. Capaz de surpreender.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf