Copa do Brasil Cruzeiro festeja a Copa do Brasil de 2003, ano em que também levou a Série A. Foto: Estado de Minas

Dobradinha que só o Cruzeiro tem no Brasil pode acontecer quatro vezes no fim de semana europeu

Publicado em Esporte, Sem categoria

Conquistar dois títulos nacionais no mesmo ano figurando na primeira divisão é um luxo que só aquele fantástico Cruzeiro de 2003* — vencedor da Série A e da Copa do Brasil — ostenta até hoje em solo verde-amarelo. Na Europa, isso é comum… Campeões nacionais na temporada de 2015/2016, quatro clubes têm a oportunidade de protagonizar neste fim de semana a chamada dobradinha, ou doblete, como preferem os espanhóis. Três podem fazer a festa neste sábado, nas Copas da Franca, da Alemanha e da Itália; e um amanhã, na decisão da Copa do Rei da Espanha.

Campeão francês, o Paris Saint-Germain busca a dobradinha diante do Olympique de Marselha no Estádio Saint-Denis, na final da Copa da França. A partida marca a despedida do maior artilheiro da história do PSG, Zlatan Ibrahimovic. O PSG está a um título da tríplice coroa. Além do Francês, conquistou nesta temporada a Copa da Liga.

Em Roma, a Juventus é favorita diante do Milan na decisão da Copa da Itália. A Velha Senhora conquistou o tetracampeonato italiano. Depois de ter o sonho do título da Liga dos Campeões interrompido pelo Bayern de Munique nas semifinais, o clube italiano pode fazer um doblete.

Por falar no Bayern, o clube bávaro busca o título da Copa da Alemanha diante do arquirrival Borussia Dortmund, no Estádio Olímpico, em Berlim. Seria um presente e tanto de despedida para o técnico Pep Guardiola. Fechado com o Manchester City, o treinador mais badalado do mundo deixa o cargo hoje com o sentimento de que ficou devendo uma Liga dos Campeões. Logo, não deseja que a última imagem da passagem pelo Bayern seja a de uma derrota. A partida é especial para o zagueiro Hummels, do Borussia Dortmund. O beque se despede hoje do clube depois de ter sido vendido justamente para o Bayern de Munique.

O Barcelona esperava repetir o triplete de 2014/2015, quando embolsou a Liga dos Campeões, o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei da Espanha. Nesta temporada, faturou La Liga e tem a chance de festejar amanhã a Copa do Rei. Para isso, precisa vencer o Sevilla, que no meio de semana derrotou o Liverpool, de virada, e levou para casa o penta na Liga Europa.

Na Inglaterra, não haverá dobradinha. O Leicester ganhou o Campeonato Inglês, o Manchester City embolsou a Copa da Liga e a Copa da Inglaterra está entre Manchester United e Crystal Palace. Ambos repetirão, em Wembley, a decisão de 1989/1990. Em Portugal, o Benfica levou o Campeonato Português, mas a Copa de Portugal está entre Porto e Braga. Na Holanda, o Nacional é do PSV Eindhoven, mas na Copa da Holanda a festa foi do Feyenoord.

 

*Em 1967, o Palmeiras conquistou dois títulos nacionais — a Taça Brasil e o Robertão —, mas, neste post, o blog considera apenas Campeonato Brasileiro, a partir de 1971, e Copa do Brasil, criada em 1989.