53631006984_e0f9a5ba9d_c Piquerez celebra gol do ponto precioso do Palmeiras na estreia. Foto: Cesar Greco/Palmeiras Piquerez celebra gol do ponto precioso do Palmeiras na estreia. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Do River Plate do Uruguai ao Palmeiras: dois gols de falta de Piquerez

Publicado em Esporte

O gol de falta marcado por Joaquín Piquerez no empate por 1 x 1 com o San Lorenzo, no Estádio Nuevo Gasômetro, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, não é aleatório. O lateral-esquerdo uruguaio treina — e acerta de vez em quando. Para sorte do técnico Abel Ferreira, ele estava com o pé calibradíssimo nessa quarta-feira.

 

Piquerez não balançava a rede em uma cobrança de falta desde a derrota do River Plate do Uruguai, um dos ex-times dele, para o Progreso, em 6 de novembro de 2019, no Estádio Saroldí, em Montevidéu, pela décima rodada do campeonato nacional. Jorge Fossati comandava a equipe à época. O adversário virou o jogo à época e venceu o River por 2 x 1.

 

Abel Ferreira fez de Piquerez um lateral-artilheiro. Na temporada passada, uma das peças mais versáteis do time fez seis gols, dois deles na fase de grupos da Libertadores contra o Barcelona de Guayaquil e o Bolívar. A bola na rede contra o San Lorenzo é a segunda de Piquerez nesta temporada. Deixou o dele também nos 5 x 1 contra a Ponte Preta.

 

O resultado do Palmeiras na estreia é bom diante das escolhas de Abel Ferreira. Sete titulares não viajaram. Estão focados na partida de volta contra o Santos na final do Campeonato Paulista. Endrick, Marcos Rocha, Mayke, Murilo, Raphael Veiga, Weverton e Zé Rafael permaneceram em São Paulo. São muitas ausências. Um Palmeiras desfigurado.

 

Mas há sempre um detalhe. Quando Abel Ferreira ajoelha e começa a fazer garranchos à beira do campo, senta que lá vem um plano. Depois de um primeiro tempo ruim, o Palmeiras melhorou na etapa final. Desperdiçou pelo menos duas oportunidades para empatar a partida. Uma delas na cabeçada do zagueiro Gustavo Gómez para fora.

 

Um dos pontos fortes do Palmeiras são os lances de bola parada. O feitiço virou contra o feiticeiro no primeiro tempo. O gol do San Lorenzo começa em uma cobrança de escanteio na cabeça do beque colombiano Romaña. O time alviverde cresceu quando figurões de Abel Ferreira começou a entrar em campo. O volante Aníbal Moreno, o centroavante Flaco López e o lateral Piquerez mudaram o panorama da partida. Coube a Piquerez marcar o belo gol de falta no ângulo direito do goleiro Facundo Altamirano.  Um pontinho precioso.

 

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf