Igor Thiago: dois gols em 12 minutos na vitória contra o Manchester United. Foto: Brentfordfc.com
Dos 31 gols marcados na sexta rodada da Premier League, que terminará nesta segunda-feira com o duelo entre Everton e West Ham, dois foram marcados por um jogador nascido no Distrito Federal. Aos 24 anos, Igor Thiago Nascimento Rodrigues comandou a vitória do Brentford por 3 x 1 no sábado contra o todo-poderoso Manchester United.
Dono da camisa 9 do Brentford na elite do Campeonato Inglês, Igor Thiago nasceu e foi criado no Gama. Perdeu o pai cedo. Para ajudar mãe nas despesas de casa, trabalhou como servente de pedreiro e distribuiu folhetos de supermercado antes da guinada na vida na carreira de jogador de futebol. Paralelamente, jogava no Grêmio da Cidade Ocidental, cidade goiana localizada no Entorno do Distrito Federal.
“Quando eu tinha 13 anos, meu pai faleceu. Comecei a trabalhar na feira carregando frutas. Também trabalhei como pedreiro. Tive vários empregos quando era mais jovem, antes de entrar no futebol profissional e ter a oportunidade de jogar no exterior”, contra o brasiliense em entrevista no site oficial da Premier League.
A porta se abriu para Igor Thiago no Paraná. Aprovado na peneira do Verê, aproveitou a chance e seguiu rumo a Belo Horizonte. Trabalhou na base do Cruzeiro e se profissionalizou. “Isso me ajudou como homem e como pessoa a apreciar as pequenas e grandes coisas da vida. Hoje, olho para a minha vida e vejo que sou privilegiado com tudo o que tenho”, diz.
A ascensão foi em um momento difícil do time mineiro. O time celeste estava na segunda divisão. Fez quatro gols em 43 partidas. O primeiro a utilizá-lo no time principal foi Felipe Conceição, em 2021. O entra e sai de treinadores em meio à crise prejudicou a regularidade de Igor Thiago. Mozart, Vanderlei Luxemburgo e Paulo Pezzolano também o comandaram.
Quando Ronaldo Nazário de Lima, o Fenômeno, comprou a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), Igor Thiago foi vendido ao Ludogorets por 1,32 milhão de euros. Passou três temporadas no clube búlgaro. Os 21 gols em 55 jogos bastaram para chamar a atenção do Brugge. O time belga desembolsou 11 milhões de euros por ele. Encerrou a temporada com 5 gols em 10 jogos e oferta 33 milhões do Brentford para jogar a Premier League.
Igor Thiago trilha o caminho de centroavantes que acessam o Campeonato Inglês pela porta de times menores, evoluem e atraem os olhos grandes das potências. Matheus Cunha foi do Wolverhampton ao Manchester United. Richarlison trabalhou no Watford antes do Everton e do Tottenham. João Pedro estava no Brighton antes de acertar com o Chelsea.
O brasiliense entrou para a história como primeiro jogador nascido no Brasil contratado pelo clube. Assinou contrato em 1º de julho de 2024 e prometeu:
“Estou pronto para estar na Premier League por causa dos movimentos que fiz na minha carreira. Acho que todos aqui podem esperar muito de mim como jogador, como atleta, e que sempre vou querer vencer. Estou muito feliz e muito satisfeito por ser o primeiro brasileiro aqui em Brentford. Acho que mostrar um pouco da cultura, do futebol brasileiro e da energia brasileira dentro do clube, vai ser muito importante”, disse na apresentação.
A primeira temporada foi difícil. Igor Thiago disputou oito jogos e não fez gol. Em 2025/26, acumula cinco bolas na rede em sete exibições: quatro na Premier League e uma na Copa da Liga Inglesa sob o comando do técnico Keith Andrews. “Quero ajudar minha equipe em campo com pressão, ajudar meus companheiros a segurarem a bola e marcar muitos gols. Acho que isso é o mais importante: os gols. Quero fazer história aqui em Brentford”.
Gols de Igor Thiago na temporada 2025/2026
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Dos quatro títulos conquistados pelo Flamengo na temporada, três foram decididos por reforços contratados neste…
Aos 59 anos, a inglesa Jillian Anne Ellis é uma das mulheres mais poderosas do…
A Super Copa Capital não é vitrine restrita aos 1.024 jogadores de até 17 anos…
O Flamengo revolucionou o mercado brasileiro ao conquistar os títulos da Libertadores e do Brasileiro…
O Flamengo tem tradição de conquistar títulos em cobranças de escanteio de um camisa 10…
De um lado o Palmeiras com patrocínio da inglesa Sportingbet no espaço nobre da…