Jorge Jesus pode até parecer alheio à queda de braço do Flamengo com a tevê Globo, só que não. O treinador português sabe muito bem o que está se passando porque é “veterano de guerra” no que diz respeito a disputas por direitos de transmissão. Como na lenda do Rei Midas, que transformava em ouro tudo o que tocava, o treinador ajudou a impulsionar o crescimento do canal Benfica TV ao empilhar 10 títulos na passagem pelo clube. No Flamengo, festejou cinco troféus no primeiro ano de contrato e vê o clube carioca mobilizado para bombar o canal Fla TV e, assim como o Benfica, gerar novas receitas. Jesus revive no Rio o que testemunhou em Lisboa. Se a guerra de liminares permitir, a primeira transmissão exclusiva do canal rubro-negro no YouTube irá ao ar às 21h30 contra o Boavista, pela última rodada da Taça Rio.
Voltemos à temporada 2013/2014 para começar a entender a influência de Jorge Jesus no crescimento do canal Benfica TV ou BTV, como queira. Dentro das quatro linhas, Jorge Jesus preparava o Benfica para o melhor desempenho sob seu comando. Os encarnados conquistariam a tríplice coroa – Campeonato Português, Taça de Portugal (a Copa do Brasil deles) e Taça da Liga. De quebra, o time seria vice da Copa da Uefa, atual Europa League, ao perder a final nos pênaltis para o Sevilla por 4 x 2, em Turim.
Enquanto isso, nos bastidores, o Benfica vivia o auge da disputa pelos direitos de transmissão dos jogos do time. “Isso também começou no período em que o Jorge Jesus treinava o Benfica, fruto do aumento brutal de receita com bilheteria, merchandising, e venda de jogadores. O Benfica tornou-se independente da Sport TV (grupo lusitano, não o brasileiro), que tinha o monopólio em Portugal dos jogos de futebol na tevê”, compara uma fonte.
A história se repete no Flamengo. Com toque de Midas, Jorge Jesus também ajuda o clube carioca a prosperar e ampliar ainda mais a visibilidade com as conquistas do Brasileirão, da Libertadores, da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana, da Taça Guanabara e o vice no Mundial de Clubes da Fifa no primeiro ano de contrato.
10 títulos em 6 anos conquistou Jorge Jesus no Benfica enquanto o projeto do canal Benfica TV se fortalecia, três deles (Português, Taça de Portugal e Taça da Liga) na temporada 2013/2014, quando o time finalmente desafiou o monopólio da tevê que tinha os direitos de transmissão e começou a passar jogos no próprio canal
Europeizado, o Flamengo decidiu comprar, no Brasil, a mesma briga do Benfica em Portugal. A diretoria dos encarnados resolveu aproveitar a mudança de patamar para transmitir os jogos do próprio clube, o mais popular do país, à frente de Sporting e Porto, em vez de continuar vendendo os direitos para o Sport TV.
O discurso do Benfica à época era o mesmo da atual gestão rubro-negra: a insatisfação com a verba recebida dos detentores de transmissão – a Olivedesportos, dona de 10,01% das ações do arquirrival Porto à época. Os concorrentes recebiam mais do que o Benfica. Na temporada 2011/2012, por exemplo, o Porto havia embolsado € 12,4 milhões, o Sporting € 11,7 milhões e o Benfica € 7,9 milhões. O Benfica sabia que não ganharia mais com direitos de transmissão, mas passaria a comercializar as próprias partidas para substituir a receita.
Paralelamente, a coleção de títulos do Benfica sob a batuta de Jorge Jesus – 10, de 2009 a 2015 – e dois vices na Liga Europa bombou o Benfica TV em número de assinantes, audiência e faturamento. O crescimento levou o canal a ser rebatizado como BTV. Hoje, o canal transmite os 17 jogos do Benfica em casa no Campeonato Português, as 23 exibições do Benfica na segunda divisão e as partidas do clube nas demais modalidades. É possível fazer assinatura e assistir aos jogos dentro e fora de Portugal.
Além disso, passou a comprar os direitos de transmissão de competições como a Premier League, Major League Soccer, Campeonato Grego, duelos das Eliminatórias da Eurocopa e da Copa do Mundo, sem contar a aquisição de eventos de ponta como o UFC. A produção de conteúdos exclusivos colocou em cartaz recentemente Jorge Jesus como uma das atrações de entrevista no canal.
5 títulos conquistou Jorge Jesus no primeiro ano de contrato com o Flamengo: Libertadores, Brasileirão, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana e Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca. Paralelamente, o canal Fla TV vai conquistando espaço e desafia o monopólio dos direitos de transmissão
Amparado pela MP 984, a Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro a pedido do Flamengo, que dá aos mandantes o direito de comercialização dos jogos, o clube anuncia a transmissão da partida desta quarta-feira contra o Boavista, às 21h30, pela última rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, na Fla TV, o canal do Flamengo no YouTube. Seria a primeira transmissão exclusiva. Antes da pandemia, a Fla TV e o portal globoesporte.com entraram em acordo e passaram a vitória rubro-negra por 2 x 1 sobre a Portuguesa.
Ainda há risco de a Globo apresentar recurso nesta quarta-feira e impedir a transmissão. Na última segunda-feira, o juiz Ricardo Cyfer, titular da 10ª Vara Cível, indeferiu pedido da tevê para impedir a veiculação da partida. A Globo enviou recurso à 7ª Câmara Cível e segue ameaçando a transmissão do jogo. O duelo promete fortes emoções até horas antes do confronto. Enquanto a queda de braço aguarda novos capítulos, a estratégia do Flamengo continua indicando passos semelhantes ao do início da Benfica TV. A projeção é captar R$ 15 milhões no ambiente digital. Jorge Jesus participou da revolução no Benfica e vê a cena se repetir no Flamengo.
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