51806512240_5a717359ca_c Calendário é o primeiro choque de realidade para Paulo Sousa no Brasil. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Calendário do futebol brasileiro é o primeiro choque de realidade para Paulo Sousa. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Do Bordeaux ao Flamengo: Paulo Sousa teve 40 dias de pré-temporada no último time em que trabalhou

Publicado em Esporte

Apresentado oficialmente nesta segunda-feira como técnico do Flamengo, Paulo Sousa está diante do primeiro desafio no futebol brasileiro: o calendário insano. O último trabalho do português em um clube aconteceu no Bordeaux na temporada 2019/2020. Pesquisei quanto tempo ele teve de pré-temporada. Foram exatos 40 dias. O elenco começou a se apresentar em 1° de julho de 2019 e disputou seis amistosos contra Partizan Belgrado (Sérvia), Wolfsberger (Áustria), Olympique de Marselha, Montpellier,  Galatasaray e Genoa antes do primeiro jogo oficial, em 10 de agosto. Dois deles, inclusive, nos Estados Unidos, contra Marselha e Montpellier.

Isso é inimaginável no Flamengo. O Campeonato Carioca começará no próximo dia 26 contra a Portuguesa. Em tese, Paulo Sousa teria 15 dias de trabalho até lá, ou seja, menos de um terço do tempo que ele teve para iniciar o trabalho no Bordeaux. Para prolongar a interação com o elenco rubro-negro, o time que entrará em campo na estreia do Estadual será comandado por Fábio Matias. O técnico do time na Copa São Paulo de Futebol Júnior assume a responsabilidade que estava nas mãos de Mauricio Souza. O antecessor foi demitido pela diretoria.

Com as adaptações no cronograma, Paulo Sousa terá 26 dias de trabalho com o grupo principal até o clássico de 5 de fevereiro contra o Fluminense, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Detalhe: há jogos da Seleção pelas Eliminatórias na pré-temporada. Portanto, risco de perder Isla, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol. Jorge Jesus contou com 20 dias para conhecer o elenco do Flamengo no período de 20 de junho a 9 de julho de 2019 quando o calendário do futebol brasileiro parou para a disputa da Copa América.

Paulo Sousa elogiou o plantel. Disse que o Flamengo tem um dos melhores elencos não somente do futebol brasileiro, mas do continente. “Um elenco de muita qualidade, que precisa cada vez mais de compromisso. Qualidade não expressa vitórias. Somos um dos ou o melhor elenco da América do Sul, mas não é suficiente para ganhar títulos e jogos. Vamos ter que trabalhar mais do que todos os outros e para isso o compromisso individual e coletivo é fundamental. Essa foi a mensagem que passei para os jogadores”, afirmou na entrevista na primeira entrevista.

O maior desafio não somente de Paulo Sousa, mas de Abel Ferreira e do novo comandante do Atlético-MG é montar e dar padrão a um time titular e a um reserva. Esse foi um dos dramas de Rogério Ceni e Renato Gaúcho no Flamengo na temporada passada. O time perdeu jogadores para as convocações das seleções e os dois treinadores não tiveram competência para extrair o máximo do Flamengo. O time fracassou no Brasileiro, Copa do Brasil e na Libertadores.

Quando teve 40 dias de pré-temporada, Paulo Sousa terminou o Campeonato Francês em 12° lugar, chegou à fase 16 avos da Copa da França e às oitavas de final na Copa da Liga Francesa. O elenco não era qualificado como o do Flamengo. Muito menos dava condição de brigar pelo título com o campeão Paris Saint-Germain e do vice, Olympique de Marselha. Aguardemos o que Paulo Sousa conquistará nesta temporada no novo emprego à frente do time carioca.

 

A última pré-temporada de Paulo Sousa em um time

Bordeaux: 40 dias para treinos e amistosos

  • 01/07/2019 – Apresentação do elenco
  • 10/07/2019 – Amistoso contra o Partizan
  • 13/07/2019 – Amistoso contra o Wolfsberger
  • 19/07/2019 – Amistoso contra o Olympique de Marselha
  • 21/07/2019 – Amistoso Montpellier
  • 28/07/2019 – Amistoso Galatasaray
  • 04/08/2019 – Amistoso Genoa
  • 10/08/2019 – Estreia na Ligue 1 contra Angers

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf