Coronado comemora golaço de fora da área no primeiro tempo. Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians
A displicência impediu o Corinthians de sair da Arena Castelão garantido nas semifinais da Copa Sul-Americana. O resultado da partida de ida contra o atual vice-campeão Fortaleza saiu melhor do que a encomenda. Preocupado com a briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o técnico Ramón Díaz apostou em um time alternativo, domou um irreconhecível Leão do Pici, venceu por 2 x 0, mas poderia ter feito três ou quatro gols.
O atacante Talles Magno desperdiçou pelo menos duas chances claras. Yuri Alberto fez o segundo gol alvinegro, mas antes de calibrar o pé também perdeu oportunidades. O Corinthians passou a dominar a partida depois de um belíssimo chute de fora da área de Igor Coronado e dominou o Fortaleza na etapa final. Ganhou praticamente todas as disputas no meio de campo e tocava a bola como queria na frente da defesa tricolor. Apesar disso, houve displicência para golear o Fortaleza e consolidar a classificação.
O Corinthians pode até perder por um gol na Neo Química Arena. Ao Fortaleza, resta vencer por dois gols de diferença para forçar a disputa por pênaltis ou por três para avançar direto às semifinais. Eufórica, a torcida tricolor emudeceu no segundo tempo. Estava perplexa diante da péssima atuação no Castelão, onde costuma atormentar os adversários.
Copeiro, Ramón Díaz venceu o duelo tático com Juan Pablo Vojvoda com um sistema de jogo simples, mas eficaz. Configurou o Corinthians no 4-3-1-2. Do meio de campo para a frente, Breno Bidon, Charles e Ryan Gustavo protegiam a defesa e cuidavam da cobertura dos laterais enquanto Igor Coronado assumia a conexão com os atacantes Talles Magno e Yuri Alberto. O Timão tomou sufoco no início da partida, mas aos poucos se impôs até abalar o Fortaleza com o golaço de Igor Coronado no ângulo de João Ricardo.
A três meses do fim da temporada, o Corinthians mostra-se um time bipolar. Tem muita dificuldade para reagir no Campeonato Brasileiro e deixar a zona do rebaixamento. Venceu apenas um dos últimos cinco jogos. Em contrapartida, o time cresce nos torneios disputados no sistema eliminatório. Desbancou o Juventude nas quartas de final da Copa do Brasil e encaminha a classificação diante do Fortaleza para as semifinais da Sul-Americana.
Vice-campeão do torneio continental no ano passado, o Fortaleza perde força depois da Data Fifa. Enguiçou na disputa pelo título da Série A e está sob pressão na Sul-Americana. O time acumula quatro partidas consecutivas sem vencer. O Fortaleza jamais havia perdido em casa no segundo torneio mais importante do continente. Eram 11 jogos de invencibilidade com 10 vitórias e um empate.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…