Coronado Coronado comemora golaço de fora da área no primeiro tempo. Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians Igor Coronado comemora o golaço de fora da área no primeiro tempo. Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

Displicência impede Corinthians de sair da Arena Castelão classificado

Publicado em Esporte

A displicência impediu o Corinthians de sair da Arena Castelão garantido nas semifinais da Copa Sul-Americana. O resultado da partida de ida contra o atual vice-campeão Fortaleza saiu melhor do que a encomenda. Preocupado com a briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o técnico Ramón Díaz apostou em um time alternativo, domou um irreconhecível Leão do Pici, venceu por 2 x 0, mas poderia ter feito três ou quatro gols.

 

O atacante Talles Magno desperdiçou pelo menos duas chances claras. Yuri Alberto fez o segundo gol alvinegro, mas antes de calibrar o pé também perdeu oportunidades. O Corinthians passou a dominar a partida depois de um belíssimo chute de fora da área de Igor Coronado e dominou o Fortaleza na etapa final. Ganhou praticamente todas as disputas no meio de campo e tocava a bola como queria na frente da defesa tricolor. Apesar disso, houve displicência para golear o Fortaleza e consolidar a classificação.

 

O Corinthians pode até perder por um gol na Neo Química Arena. Ao Fortaleza, resta vencer por dois gols de diferença para forçar a disputa por pênaltis ou por três para avançar direto às semifinais. Eufórica, a torcida tricolor emudeceu no segundo tempo. Estava perplexa diante da péssima atuação no Castelão, onde costuma atormentar os adversários.

 

Copeiro, Ramón Díaz venceu o duelo tático com Juan Pablo Vojvoda com um sistema de jogo simples, mas eficaz.  Configurou o Corinthians no 4-3-1-2. Do meio de campo para a frente, Breno Bidon, Charles e Ryan Gustavo protegiam a defesa e cuidavam da cobertura dos laterais enquanto Igor Coronado assumia a conexão com os atacantes Talles Magno e Yuri Alberto. O Timão tomou sufoco no início da partida, mas aos poucos se impôs até abalar o Fortaleza com o golaço de Igor Coronado no ângulo de João Ricardo.

 

A três meses do fim da temporada, o Corinthians mostra-se um time bipolar. Tem muita dificuldade para reagir no Campeonato Brasileiro e deixar a zona do rebaixamento. Venceu apenas um dos últimos cinco jogos. Em contrapartida, o time cresce nos torneios disputados no sistema eliminatório. Desbancou o Juventude nas quartas de final da Copa do Brasil e encaminha a classificação diante do Fortaleza para as semifinais da Sul-Americana.

 

Vice-campeão do torneio continental no ano passado, o Fortaleza perde força depois da Data Fifa. Enguiçou na disputa pelo título da Série A e está sob pressão na Sul-Americana. O time acumula quatro partidas consecutivas sem vencer. O Fortaleza jamais havia perdido em casa no segundo torneio mais importante do continente. Eram 11 jogos de invencibilidade com 10 vitórias e um empate.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf