montage flight ball As temporadas 2020/2021 do Inglês e do Italiano serão as primeiras a usar Nike Flight. Foto: Divulgação/Nike

Direto da fábrica: conheça a nova bola oficial dos campeonatos Inglês, Italiano e Brasileiro para a temporada 2021

Publicado em Esporte

 

O Campeonato Brasileiro 2020 ainda não tem data oficial para começar devido à pandemia do novo coronavírus, mas a bola nova para a próxima temporada, em 2021, acaba de sair da fábrica e tem um novo plano de voo. A Nike lançou nesta terça-feira a Nike Flight. O modelo revolucionário pela grife norte-americana por apresentar a mais alta tecnologia em aerodinâmica e ser desenhada para garantir uma trajetória perfeita quando está no ar. A pelota entrará em cena nas próximas edições da Premier League (Campeonato Inglês) e da Serie A (Campeonato Italiano) na temporada 2020/2021; e no Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana no ano que vem.

Segundo a descrição da Nike, o desenvolvimento da nova bola durou oito anos numa tentativa de melhorar a estabilidade do voo. O trabalhou foi elaborado pelo Laboratório de Inovação em Equipamentos da marca com base em nas sugestões e nas necessidades dos jogadores.

 

 

Durante o processo, foram utilizados diversos sistemas de rastreamento com o objetivo de medir o voo da bola após diferentes estilos de chutes, reproduzir variados tipos de finalização na grama com a utilização de uma perna robótica para aferir pequenas diferença de desempenho entre bolas. O texto de apresentação da bola acrescenta que “foram experimentadas ideias revolucionárias de aerodinâmica, estrutura e materiais.

Foram produzidas 68 versões diferentes da Nike Flight em milhares de horas de laboratório e testes com mais de 800 jogadores em campo até a entrega do produto final. “Tudo o que fazemos no laboratório tem embasamento científico. Aqui é possível identificar diferenças mínimas de desempenho, que talvez não sejam perceptíveis para a maioria dos jogadores. No entanto, quando observamos essas diferenças 68 vezes, o resultado é um salto de desempenho perceptível”, afirma Kieran Ronan, diretor sênior de equipamento globais da Nike.

 

 

A bola do Brasileirão 2021 se propõe a resolver problemas de estabilidade e de aerodinâmica com tecnologia AerowSculpt e promete benefício de 30% na precisão do voo comparada à versão utilizada atualmente. Especialistas explicam que, se uma bola tem a superfície totalmente lisa, ela é “agarrada” pelo ar, o que pode levar a mudanças constantes de direção.

 

 

A bola do futuro tem uma estrutura de quatro gomos soldados a calor, com 40% menos costuras rígidas do que uma bola tradicional de 12 gomos. Segundo a grife, o sistema garante pontos ideais para toques de desempenho superior. O novo brinquedinho utiliza tinta 3D Nike ACC (sigla em inglês de controle em qualquer condição) e ajuda a garantir a melhor firmeza tanto em tempo seco quanto debaixo da chuva. A bola também tem micro abas estratégicas com base em princípios aeroespaciais que melhoram ainda mais a estabilidade aerodinâmica. Disponível para compra no site nike.com.br, a bola pode ser encontrada em modelos que vão de R$ 109,99 a R$ 699,99.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Siga no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/