A Uefa elege nesta quinta-feira o melhor jogador da Europa na temporada de 2015/2016. Entregue pela primeira vez em 2011, o prêmio não tem Lionel Messi entre os finalistas pela segunda vez em três edições. O jogador aclamado cinco vezes melhor do mundo não concorre a partir das 13h com Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Antoine Griezman. É raro, mas acontece. Messi também não ficou entre os três em 2013/2014, quando Cristiano Ronaldo superou o goleiro alemão Manuel Neuer e o atacante holandês Arjen Robben.
Vencedor do prêmio em 2013/2014, Cristiano Ronaldo é praticamente uma barbada. Levou o Real Madrid ao título da Liga dos Campeões e brindou Portugal com o título inédito da Eurocopa. Além disso, marcou 57 gols em 61 jogos (5.272 minutos em campo) na temporada somando o desempenho no clube e na seleção.
O galês Gareth Bale também conquistou a Liga dos Campeões e fez milagre ao classificar o País de Gales para as semifinais da Eurocopa. Foi eliminado justamente pelo amigo Cristiano Ronaldo, de Portugal. Na temporada, Bale balançou a rede 25 vezes em 42 jogos (3.321 minutos) dentro das quatro linhas.
O francês Griezmann fez até campanha dizendo que deve ser eleito o melhor da Europa por ter levado o Atlético de Madri à final da Champions League e a França à decisão da Eurocopa. O atacante balançou as redes 40 vezes em 69 partidas (5.487 minutos).
O colégio eleitoral é formado por 54 jornalistas designados pela Uefa, um de cada federação filiada à Uefa. Candidato a presidente da entidade, o presidente da Real Federação Espanhola, Ángel Maria Villar, vai ser o responsável por entregar o prêmio na ausência de Michel Platini. O prêmio da Uefa costuma ser uma prévia da Bola de Ouro Fifa, entregue em parceria entre a entidade máxima do futebol e a revista especializada France Football.
OS FINALISTAS ANO A ANO
Em destaque o vencedor na temporada
2010/2011: Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo
2011/2012: Iniesta, Messi e Cristiano Ronaldo
2012/2013: Ribéry, Messi e Cristiano Ronaldo
2013/2014: Cristiano Ronaldo, Neuer, e Robben
2014/2015: Messi, Luis Suárez e Cristiano Ronaldo
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…