Ferroviaria Eliminado pela Ferroviária na Série D, o Brasiliense fechará em 63º. Foto: Tiago Pavini / Ferroviária S/A Eliminado pela Ferroviária na Série D, o Brasiliense deve fechar o ranking em 63º. Foto: Tiago Pavini / Ferroviária S/A

Distrito Federal não sairá do lugar no ranking nacional da CBF; Brasiliense deve subir 20 posições

Publicado em Esporte

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) só deve divulgar o ranking nacional de clubes e federações após a conclusão da Série A do Campeonato Brasileiro, mas a tendência é de estagnação do Distrito Federal na 21ª posição na comparação com os outros 26 estados.  A lista é relevante, por exemplo, para a conquista de vagas extras em torneios nacionais da entidade. Quanto pior coloca, menos chance de “convite”.

As eliminações precoces de Gama e Brasiliense na fase de grupos e na etapa 16 avos do mata-mata da Série D, respectivamente, não serviram para tirar o quadradinho do lugar na lista. Nem mesmo a presença do atual campeão candango na terceira fase da Copa do Brasil contra o Grêmio fará diferença na conclusão do levantamento desta temporada. 

O Distrito Federal apareceu em 21º lugar entre 27 federações no último ranking publicado pela CBF em março deste ano. O desempenho coletivo dos clubes filiados à FFDF superava apenas Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amapá. 

A projeção é de que a capital continuará em 21º na atualização à frente dos mesmos concorrentes. Haverá mudança em quem aparece imediatamente à frente. Antes 20º, o Piauí ganhará uma posição e deixará o Acre para trás. Você entendeu bem: Piauí e Acre superam o DF. Para se ter uma ideia da decadência, o Distrito Federal ocupava o 14º lugar em 2011. Portanto, despencou 7 posições em 10 anos. 

Não é difícil explicar. O futebol candango não participa da Série A do Campeonato Brasileiro desde 2005. Passa longe da Série B desde 2010. Está sem representante na C desde 2013. Só tem vaga na D, a popular quarta e última divisão, desde 2014. Uma vergonha para a unidade da federação com o sétimo maior PIB do país. 

Há evoluções pontuais. O Brasiliense deve evoluir 20 posições no ranking nacional de clubes. Saltar de 83º para 63º. Embora não tenha saído da quarta divisão, o atual campeão candango foi o melhor representante do DF nas últimas edições da Série D e da Copa do Brasil. Naturalmente seria, também, o time candango que mais evoluiu no ranking. 

Outros cinco clubes vinculados à FFDF devem constar na próxima lista. O Gama aparecerá em 96º, ou seja, entre os 100 melhores do país, mas a próxima temporada deve derrubá-lo. O alviverde disputará apenas uma competição na próxima temporada. Justamente o Candangão. Consequentemente, está fora de todas as competições nacionais em 2022. 

Classificado para a Série D como vice-campeão do DF, o Ceilândia tentará. A tendência é que apareça em 169º lugar na atualização da lista. Sobradinho (179º), Real Brasília (203º) e Luziânia (223º) são os outros clubes candangos presentes no ranking nacional.

A poucas rodadas do fim do Brasileirão, o Flamengo é o primeiro colocado no ranking seguido pelo Palmeiras. Grêmio, Atlético-MG e Athletico-PR completam os cinco melhores. Entre as federações, São Paulo puxa a fila. Logo atrás aparecem Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf