O Distrito Federal deu garantias de segurança a 11 clássicos do futebol carioca desde a reinauguração do Mané Garrincha, em 2013, seis deles entre Flamengo e Vasco, mas assumiu na manhã desta sexta-feira a incapacidade de blindar o jogo de maior rivalidade na capital do país, cujo público raramente atinge a marca de 10 mil pagantes.
A Federação de Futebol do Distrito Federal foi informada pela Polícia Militar de que apenas o mandante terá torcida única, ou seja, apenas a do Brasiliense entrará no Serejão no clássico deste sábado, às 15h30, em Taguatinga. Os membros da uniformizada continuam impedidos de acessar a arena, mas é notório que eles continuam indo aos jogos à paisana.
“A medida foi adotada por conta dos últimos episódios ocorridos nos confrontos entre os dois times, além do monitoramento nas redes sociais, para dar mais segurança aos torcedores que irão prestigiar o clássico. A intenção é promover a paz no futebol e no esporte em geral”, alega a PM-DF.
CONTRADIÇÃO
Mané Garrincha recebeu 11 clássicos cariocas desde 2013 com torcida mista
- 2013
Vasco 0 x 1 Flamengo (61.767 pagantes)
Flamengo 1 x 1 Vasco (37.597)- 2014
Botafogo 2 x 0 Fluminense (29.185)- 2016
Fluminense 1 x 2 Flamengo (32.024)
Flamengo 1 x 1 Vasco (26.917)- 2017
Flamengo 2 x 2 Vasco (28.078)- 2018
Fluminense 0 x 2 Flamengo (60.000)
Vasco 1 x 1 Flamengo (24.288)- 2019
Vasco 1 x 0 Fluminense (15.864)
Vasco 1 x 4 Flamengo (65.718)
Matéria publicada nesta sexta-feira na edição impressa do Correio Braziliense revela que, no último dia 6, uma facção do Gama foi interceptada pela Polícia Militar de Goiás na chegada ao Estádio Serra do Lago antes de uma partida que não envolvia o alviverde. O joga era entre Brasiliense e Paysandu pela primeira fase da Copa do Brasil. Cheios de más intenções, os vândalos ficaram detidos nas proximidades da arena enquanto o duelo era disputado e só foram liberados horas depois do fim do empate por 1 x 1. A PM-GO monitorou passo a passo dos “torcedores” nas redes sociais e os abordeou na chegada ao estádio.
Na noite de sexta-feira, a Defesa Civil e PMDF anteciparam em resposta ao Correio que o clássico de amanhã teria torcida única. “A PMDF esclarece que a torcida do Brasiliense não pode adentrar os estádios, conforme determinação judicial. Por isso, o jogo terá torcida única. A PMDF acrescenta ainda que, em novembro do ano passado, a corporação realizou uma vistoria e liberou o uso do estádio. Em janeiro deste ano, uma nova visita foi feita e constatado que o estádio tem condições de jogo”, informa o documento.
Inconformada com a opção por torcida única, uma das uniformizadas do Gama emitiu nota avisando que irá ao Serejão neste sábado. “Em recente contato com batalhão de choque da PMDF, por meio do capitão Coutinho, ficou acordada toda a logística de deslocamento da torcida alviverde para o clássico. Partiremos do Bezerrão, às 14h, escoltados pela unidade referida. Ao término da partida, retornaremos ao Gama. A passagem para a caravana estará no valor de R$ 15 para quem não é sócio e R$ 13 para sócios irados. Os bondes que forem fazer concentração, independentemente em suas quebradas, deverão estar no Bezerrão para embarcar no máximo, às 13h30”, diz o comunicado.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20