image Del Nero tenta impedir que o vice mais velho, Delfim (E), assuma a CBF

Delfim ironiza manobra do desafeto Del Nero para impedi-lo de assumir a CBF. Candidato a vice mais velho, coronel Nunes já fala como vencedor

Publicado em Sem categoria

Vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela Região Sul e desafeto do mandatário licenciado Marco Polo Del Nero, Delfim de Pádua Peixoto aposta no silêncio e na celeridade do Comitê de Ética da Fifa para assumir a entidade máxima do futebol brasileiro nos próximos dias no lugar do interino deputado Marcus Vicente (PP-ES).

Em entrevista por telefone ao blog na manhã deste sábado, Delfim Peixoto tentou evitar comentários sobre a tentativa de manobra política do presidente interino, Marcus Vicente, para evitar que Delfim assuma a CBF se a Fifa afastar Del Nero do cargo. Deputado federal e vice da CBF pela região Centro-Oeste, Vicente assumiu o poder na quinta-feira, depois que Del Nero pediu 150 dias de licença para se defender das denúncias, por parte do FBI e da Justiça dos Estados Unidos, de corrupção na Fifa.

Em reunião na última sexta-feira, 23 das 27 federações lançaram a candidatura do Coronel Antonio Carlos Nunes de Lima, da Federação Paraense de Futebol, ao cargo de vice da CBF. Se for eleito no próximo dia 16 pelo colégio eleitoral formado pelos 40 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro e pelas 27 federações, Nunes assumirá a vaga de José Maria Marin, que cumpre prisão domiciliar em Nova York, nos Estados Unidos. Ele não deve ser candidato único. Nos bastidores, os 40 clubes tramam a candidatura de um adversário ao coronel Nunes.

Segundo o estatuto da CBF, em caso de renúncia ou de impedimento do presidente, quem assume a entidade automaticamente é o vice mais velho. Neste caso, o cargo ficaria justamente com Delfim Peixoto, 74 anos, mais antigo do que Marcus Vicente e Fernando Sarney. Se o coronel Nunes, 77, for eleito no próximo dia 16, passará a ser o mais velho na linha sucessória da CBF, desbancando Delfim Peixoto.

Questionado pelo blog sobre a manobra, Delfim Peixoto foi econômico. “Estou cego, surdo e mudo. Não vou perder as estribeiras nesse momento. Vamos aguardar pela decisão do Comitê de Ética da Fifa. Se eles decidiram rapidamente sobre os casos da Conmebol e da Concacaf, não vão demorar a dar um parecer sobre a CBF”, espera Delfim. O grupo de Del Nero corre contra o tempo para emplacar o coronel Nunes na linha sucessória antes do posicionamento da Fifa. A tendência é que a entidade impeça Del Nero de seguir no cargo.

Contatado pelo blog, o coronel Nunes surpreendeu ao falar praticamente como novo vice da CBF. “Sou candidato lançado pelas federações para ocupar a vaga com a saída do José Marin, a partir do dia 16 (de dezembro)”. Questionado sobre a reação de Delfim Peixoto, vice-presidente mais velho da CBF no momento, o coronel Nunes foi rápido no gatilho e respondeu em terceira pessoa. “Não, o mais idoso é o coronel Nunes, 77 anos. O amigo Delfim tem 74 anos”.

Questionado, ainda, se aceitou ser candidato a vice devido ao sonho de alcançar a presidência da CBF ou por fidelidade a Del Nero, a reposta saiu na ponta da língua. “As duas coisas. Trabalhamos com o futebol há vários anos”.