Frente Ciro Immobile não vê ninguém à frente dele na corrida pela Chuteira de Ouro. Foto: Filippo Monterforte/AFP Ciro Immobile não vê ninguém à frente dele na corrida pela Chuteira de Ouro. Foto: Filippo Monterforte/AFP

De Totti a Immobile: Itália se isola na liderança da Chuteira de Ouro e pode quebrar 13 anos de jejum

Publicado em Esporte

O gol de Ciro Immobile na vitória desta quarta-feira da Lazio por 2 x 0 contra o Brescia, pela penúltima rodada do Campeonato Italiano, é muito simbólico. O atacante de 30 anos assumiu a liderança isolada da Chuteira de Ouro — prêmio entregue ao maior artilheiro na comparação entre as 55 ligas nacionais da Europa. O país não conquista o título há 13 anos.

A Itália não conquista o prêmio desde os 26 gols de Francesco Totti pela Roma na temporada de 2006/2007. Na época, o camisa 10 totalizou 52 pontos. Há pesos diferenciados no ranking da competição individual. Balançar as redes no Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano, por exemplo, tem peso 2. No Holandês em Portugal, o fator é 1,5. Nos torneios menores, 1.

O centroavante polonês Robert Lewandowski liderava o ranking até o fim de semana passado com 34 gols (68 pontos), mas havia sido alcançado justamente por Immobile. Porém, nesta quarta, o italiano alcançou a marca de 35 (70 pontos) e dificilmente deixará de receber o prêmio. O mais próximo de alcançá-lo é Cristiano Ronaldo. O português contabiliza 31 gols, 62 pontos na corrida pela Chuteira de Ouro.

 

  • TOP 5 DA CHUTEIRA DE OURO
    1. Ciro Immobile (Lazio), 35 gols = 70 pontos
    2. Robert Lewandowski (Bayern), 34 gols = 68 pontos
    3. Cristiano Ronaldo (Juventus), 31 gols = 62 pontos
    4. Timo Werner (Red Bull Leipzig), 28 gols = 56 pontos
    5. Lionel Messi (Barcelona), 25 gols = 50 pontos

 

Para desbancar Immobile, Cristiano Ronaldo teria de torcer para o concorrente não marcar na última rodada contra o Napoli, no Estádio San Paolo, e marcar pelo menos cinco gols no duelo com a Roma, no Juventus Stadium, em Turim. Se CR7 fizer quatro e Immobile não marcar, o vencedor seá definido no novo critério de desempate estabelecido nesta temporada: mais gols em menos mintuos jogados. A edição passada ainda aceitava dois vencedores.

Os 35 gols de Immobile no Italiano foram marcados em 3.086 minutos. Cristiano Ronaldo anotou 31 em 2.829 minutos de exibição. Logo, se ambos fecharem o Italiano com 35 gols, o prêmio ficará com o atacante português da Juventus. Como o Campeonato Alemão acabou, Lewandowski é carta fora do baralho. O craque do Bayern fez 34 gols em 2.761 minutos.

Ciro Immobile pode ser o terceiro italiano a conquistar o prêmio. Luca Toni foi o primeiro na temporada 2005/2006. Balançou a rede 31 vezes e fechou a corrida pelo prêmio com 62 pontos. Na edição seguinte, Totti brindou o País da Bota com o bicampeonato. O jogador da Lazio está próximo de quebrar a sequência de três títulos consecutivos de Lionel Messi. O argentino é o quinto colocado no ranking com 25 gols (50 pontos) no Campeonato Espanhol. O melhor brasileiro é João Pedro. O jogador do Cagliari ocupa o 25º lugar com 18 gols.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf