AS7 Alexis Sánchez e a mítica camisa 7. Foto: Manchester United Alexis Sánchez e a mítica camisa 7 do Manchester United

De Dante Poli a Alexis Sánchez: os jogadores chilenos na história do Manchester United

Publicado em Esporte

Dante Poli, Ángelo Henríques e Alexis Sánchez. Apenas três jogadores chilenos vestiram a camisa do Manchester United. Anunciado como reforço do clube inglês nesta terça-feira, o atacante revelado pelo Cobreloa, com passagens por Colo-Colo, River Plate, Udinese, Barcelona e Arsenal, o atacante de 29 anos será o primeiro a disputar uma partida oficial.

Sir. Alex Ferguson apostou duas vezes em jogadores chilenos. Em 1997, o então jogador da Universidad Católica disputou a Copa América na Bolívia. Convenceu o técnico escocês dos Diabos Vermelhos a contratá-lo. Disputou alguns amistosos na pré-temporada de 1997/98 ao lado de Beckham, Sheringham, Scholes e Giggs. Enfrentou a Internazionale, em Old Trafford. Vestiu a camisa 17. Entrou em campo também contra o Bratislava Praga.

Dante Poli não ficou no clube. Alex Ferguson desistiu do chileno porque foi convencido a contratar o zagueiro brasileiro Célio Silva. Lembram dele? A contratação que jamais aconteceu custaria 4 milhões de libras, mas o então jogador do Corinthians — apelidado de canhão do Brasileirão — teve o visto de trabalho negado pelo governo inglês.

O Manchester United sonho com Marcelo Salas, mas, em 2012, Ángelo Henríquez tornou-se o primeiro jogador contratado pelos Diabos Vermelhos. Tinha 18 anos. Desembarcou no clube como uma promessa. Assim como o compatriota Dante Poli, nunca vestiu a camisa do clube em uma partida oficial. Depois de uma rápida passagem pelas divisões de base, foi emprestado ao Wigan, retornou para a pré-temporada sob o comando do técnico David Moyes e não ficou. Hoje, defende o Atlas, do México.

Ao contrário de Dante Poli e de Ángelo Henríquez, Alex Sánchez chega para ser dono de uma camisa mítica na história do Manchester United. Usará a camisa 7 de Cristiano Ronaldo, David Beckham, Eric Cantona, Bryan Robson, George Best. Finalmente um jogador chileno vestirá a camisa dos Diabos Vermelhos numa partida valendo três pontos. Os últimos donos do algarismo que Alexis Sánchez exibirá nas costas não honraram a tradição. Di María, Memphis Depay…

Boa sorte, Alexis!