1701861469881058 O brasiliense Endrick pode ser bi do Brasileirão do Palmeiras como Maurílio, em 1993/1994 O brasiliense Endrick pode ser bi do Brasileirão do Palmeiras como Maurílio, em 1993/1994

De Maurílio a Endrick: bi do Palmeiras pode conectar dois brasilienses

Publicado em Esporte

Artilheiro do Palmeiras no Campeonato Brasileiro aos 17 anos, o brasiliense Endrick pode igualar nesta quarta-feira contra o Cruzeiro, às 21h30, no Mineirão, o feito de um conterrâneo com a camisa do Palmeiras. Há 29 anos, o atacante Cléverson Maurílio Silva, o Maurílio para a torcida alviverde, conquista o bicampeonato da Série A em anos consecutivos pelo clube paulista.

 

Maurílio nasceu no Distrito Federal, mas deu início na carreira no início dos anos 1990 pelo Paraná. Chamou a atenção do Palmeiras e empilhou títulos no Palestra Itália. Além do bicampeonato no Brasileirão em 1993 e em 1994 sob a batuta de Vanderlei Luxemburgo, ganhou o Campeonato Paulista em 1994 e o extinto Torneio Rio-São Paulo, em 1993. Maurílio disputou 156 jogos pelo Palmeiras e fez 26 gols. Foram quatro temporadas.

 

Em 1993, Maurilio ajudou o time a sair da fila de 20 anos no Campeonato Brasileiro ao superar o Vitória na decisão do título. Na edição seguinte, participou da campanha do bicampeonato contra o arquirrival Corinthians. Reserva, tinha pouco espaço em um time cujo ataque reunia Edmundo, Evair e Rivaldo. No fim da abstinência e títulos no Paulistão, Maurílio formou a dupla de ataque com Edmundo no primeiro dos dois confrontos com o arquirrival Corinthians.

 

Enquanto Endrick “engatinha” como jogador profissional, Maurílio tenta se firmar como técnico de futebol. Iniciou na nova profissão em 2010 e exibe dois títulos como treinador na carreira. O primeiro Série A2 de 2013 no Pernambucano. Em 2020, comemorou a Copa Alagoas pelo ASA.

 

Maurílio fez apenas quatro gols em três edições do Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras. As estrelas eram outras à época. Aos 17 anos, Endrick acumula 12 bolas na rede em apenas duas temporadas pelo clube paulista. É o símbolo da virada no Campeonato Brasileiro. Comandou o triunfo por 4 x 3 diante do Botafogo. Foi decisivo também na reta final da principal competição do país nas vitórias contra Athletico-PR, Internacional e América-MG.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf