Ancelotti assume o Brasil 23 anos depois do trabalho de Maldini no Paraguai. Foto: Foto: @rafaelribeirorio I CBF
São Paulo — Técnicos italianos unem o passado e o presente de Brasil e Paraguai. Adversárias na noite desta terça-feira, às 21h45, na Neo Química, pela 16ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, as duas seleções recorreram a treinadores do país europeu em momentos de crise: Cesare Maldini e Carlo Ancelotti.
Cesare Maldini, pai de Paolo Maldini, comandou La Albirroja na Copa do Mundo de 2002 no Japão e na Coreia do Sul. O uruguaio Sergio Markarian fez o trabalho sujo nas Eliminatórias e classificou o Paraguai em quarto lugar para a competição. Em dezembro de 2001, a Associação Paraguai de Futebol decidiu despedir Markarian e contratar o técnico italiano.
O Paraguai avançou em segundo lugar na fase de grupos atrás da Espanha. Empatou com a África do Sul, perdeu da Fúria e derrotou a Eslovênia na terceira rodada e ficou entre os 16 melhores. Na fase seguinte, vendeu caro a derrota para a Alemanha, por 1 x 0.
Cesare Maldini comandou o Paraguai sete vezes em oito meses: duas vitórias, dois empates e três derrotas. Campeão da Copa dos Campeões da Europa, atual Champions League, como jogador do Milan em 1962/1963, Maldini morreu em 3 de abril de 2016.
Vinte e três anos depois, Carlo Ancelotti é considerado a salvação do Brasil na tumultuada campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Na estreia, empatou por 0 x 0 com o Equador, em Guayaquil. Nesta terça-feira, o aniversariante do dia enfrentará o Paraguai com a missão de antecipar a classificação verde-amarela para a Copa do Mundo com duas rodadas de antecipação. É vencer o Paraguai e contar com um triunfo do Uruguai diante da Venezuela no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Carlo Ancelotti pode ser o terceiro técnico europeu a comandar uma seleção da América do Sul na Copa do Mundo. Em 1934, o italiano Felipe Pascucci liderou a Argentina na Copa disputada justamente na Itália. A Argentina foi eliminada na estreia pela Suécia.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…