Cortado Neymar: cortado por ipor contusão em 2019 e indisciplina em 2015. Foto: Pedro Martins/MoWA Press Neymar: cortado por ipor contusão em 2019 e indisciplina em 2015.

De lesões a indisciplina: Brasil acumula um time de cortados em cinco edições da Copa América

Publicado em Esporte

A Seleção Brasileira não teve jogador cortado depois da convocação final para as últimas três Copas do Mundo (2018, 2014 e 2010). Porém, na Copa América, virou um Deus nos acuda. Com a baixa de Neymar devido a um entorse no tornozelo direito na vitória sobre o Qatar na última quarta-feira, no Mané Garrincha, o Brasil acumula 12 baixas em cinco edições. Só Neymar foi afastado duas vezes — a outra, em 2015, por indisciplina. As perdas aconteceram antes e até mesmo durante a disputa da competição continental.

Na Copa América 2007, Dunga ficou sem o centroavante Fred durante o torneio disputado na Venezuela. Assim como Neymar, o atacante sofreu lesão no tornozelo direito em um jogo treino contra o time sub-20 do Deportivo Anzoátegui. Como a competição estava em andamento, o regulamento da Copa América não permitiu a convocação de substituto. Apesar do desfalque, o Brasil conquistou o título sul-americano.

Quatro anos depois, Mano Menezes também perdeu jogador durante a disputa do torneio. O volante Sandro, atleta do Tottenham à época, foi cortado na véspera do embarque para Córdoba, onde o Brasil enfrentaria o Equador pela terceira rodada da fase de grupos. As lesões nas panturrilhas e no joelho aconteceram fora do prazo para troca de jogadores.

A bruxa esteve solta nas últimas duas edições da Copa América. Em 2015, Dunga perdeu Danilo, Marcelo e Luiz Gustavo por causa de contusão. Durante o torneio, Neymar se envolveu numa briga com jogadores da Colômbia após a derrota por 1 x 0 e foi banido da competição pela Conmebol. Dunga ficou novamente de mãos atadas e não chamou substituto.

Na edição centenária do torneio, cinco jogadores foram cortados devido a lesões: o centroavante Ricardo Oliveira, o atacante Douglas Costa, o goleiro Ederson, o volante Rafinha Alcântara e o meia Kaká deixaram o grupo antes da Copa América. Dois afastamentos são curiosos. Ricardo Oliveira sequer conseguiu se apresentar. Kaká foi chamado para assumir a vaga do lesionado Douglas Costa e acabou se machucando durante a fase de treinamentos.

 

A BRUXA DA COPA AMÉRICA

» 2007

Cortado: Fred (sem substituto, competição em andamento)

» 2011

Cortado: Sandro (sem substituto, competição em andamento)

» 2015

Cortados: Danilo (Daniel Alves), Marcelo (Geferson), Luiz Gustavo (Fred) e Neymar (sem substituto, competição em andamento)

» 2016

Cortados: Ricardo Oliveira (Jonas), Douglas Costa (Kaká), Kaká (Paulo Henrique Ganso), Rafinha Alcântara (Lucas Moura) e Ederson (Marcelo Grohe).

» 2019

Cortado: Neymar (substituto indefinido)

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/