Finalista da Copa do Mundo, a França pode ser bicampeã no próximo dia 15 sem nenhum gol do camisa 9 Giroud. Acredite: isso não seria novidade para os Bleus. Ha 20 anos, a seleção conquistou o primeiro título sem que o dono da 9 estufasse a rede. Curiosamente, o técnico Didier Deschamps era o capitão do time que tinha como centroavante Stéphane Guivarc’h. Ele havia conquistado a posição por ter sido artilheiro da Ligue 1 por duas temporadas consecutivas. Também tinha no currículo o feito de goleador de uma Copa da Uefa.
A seleção era comandada pelo técnico Aimé Jaquet, o maior apaixonado por Guivarc’h. Com passagem pelo Newcastle em 1998, Guivarc’h disputou seis das sete partidas da França na campanha do título. O jogador simplesmente não fez gol em 271 minutos jogados. No total, quatro horas e 31 minutos jogando a Copa do Mundo disputada dentro do próprio país. Em casa!
Guivaarc’h começou a Copa titular na vitória sobre a ÁFrica do Sul por 3 x 0, mas sofreu uma lesão. Durante a partida, deu lugar a Dugarry. Recuperou-se ao longo do torneio, mas não conseguiu disputar jogos inteiros. No duelo seguinte pela fase de grupos, não foi utilizado na goleada por 4 x 0 sobre a Arábia Saudita. Teve oportunidades durante os duelos contra a Dinamarca e o Paraguai, nas oitavas, e novamente fracassou.
Mesmo asssim, Guivarc’h foi titular em um duelo importantíssimo — as quartas de final contra a Itália. Nada feito. O camisa 9 teve de ser substituído no segundo tempo daquela partida, que teve direito a prorrogação e decisão por pênaltis.
Paciente até demais, o técnico Aimé Jacquet deu mais duas chances a Guivarc’h. Ele saiu do banco de reserva na semifinal diante da Croácia e na decisão do título contra o Brasil. A França goleou por 3 x 0, mas Guivarc’h não fez nenhum. Dois de Zidane e um de Petit brindaram o país com o primeiro título.
Para quem acha que o camisa 9 da França na Copa de 1998 não era goleador, ele havia sido artilheiro do Campeonato Francês em duas temporadas consecutivas antes da Copa de 1998. Em 1996/1997, fez 22 gols. Em 1997/1998, 21. Além disso, foi o artilheiro da Copa da Uefa de 1997/1998 com sete gols.
Ao longo da carreira, Guivarc’h conquistou o Campeonato Francês e a Copa da França na temporada de 1995/1996. Seguiu para a Escócia e foi campeão nacional pelo Rangers em 1998/1999. Faturou também a Copa da Escócia e a Copa da Liga em 1999.
Para sorte (ou azar) de Guivarc’h, aquela França tinha outros atacantes que salvaram a pele dele. Dos 13 gols marcados pelos Bleus na campanha do título, três foram de Thierry Henry. Zidane e Thuram fizeram dois cada. Trezeguet, Dugarry, Lizarazu, Blanc, e Petit também balançaram a rede, além de Issa, da África do Sul, autor de um gol contra.
pelo