David Neres é o líder de assistências do Campeonato Holandês
A primeira temporada completa de David Neres na Europa pode terminar com um feito e tanto. O atacante revelado pelo São Paulo vai começar 2018 na briga para ser o rei das assistências. Aos 20 anos, o meia-atacante do Ajax, da Holanda, coleciona nove passes para gol no Campeonato Holandês. É a mesma quantidade, por exemplo, de Neymar no Francês. Ambos só ficam atrás do ugandês naturalizado dinamarquês Pione Sisto, do Celta de Vigo, protagonista de 10 passes decisivos no Espanhol (confira lista no fim do post).
A julgar pela temporada de David Neres, ele dificilmente ficará muito tempo no Ajax. Além das nove assistências, ele está na briga pela artilharia da Eredivisie. O mexicano Hirving Lozano e o holandês Steven Berghius dividem a liderança com 11 gols cada. O brasileiro marcou oito.
A questão, a partir de agora, é saber até que ponto a mudança de técnico do Ajax pode afetar David Neres. Vice-líder do campeonato com 41 pontos — cinco atrás do PSV Eindhoven — o clube demitiu Marcel Keiser e contratou Erik Ten Hag, eleito o melhor treinador da Eredivisie em 2016. Ele assumirá o time a partir da segunda metade da competição.
Na gestão anterior, David Neres atuava aberto na ponta-direita. O sistema tático era o 4-3-3. Huntelaar faz o papel de centroavante e tem o auxílio de Justin Kluivert, o filho de Patrick Kluivert. O novo técnico do Ajax tem preferência pelo 4-4-2. Usou a configuração nas passagens pelo Go Ahead Eagles e pelo Utrecht.
A performance de David Neres do Ajax interessa muito ao São Paulo. No início deste ano, a diretoria tricolor topou vender 80% dos direitos econômicos do jogador por R$ 50,7 milhões. Logo, ainda tem 20%, o que pode significar muito dinheiro no bolso em uma provável transação na próxima janela de transferências.
Um jogador líder em número de assistências não é nada desprezível para clubes de ponta do Velho Continente. Principalmente por um motivo: Erik Ten Hag é um dos discípulos de Pep Guardiola, atual comandante do Manchester City. O holandês liderou o time de transição do Bayern de Munique na época em que o técnico holandês orientava o time bávaro principal.
O aproveitamento de Erik Tem Hag na equipe foi de 66,7%. Ex-zagueiro, o novo comandante do Ajax levou o Utrecht ao quinto lugar na temporada de 2015/2016 do Campeonato Holandês e à final da Copa da Holanda. Perdeu o título para o Feyenoord, por 2 x 1.
Líderes de assistência nas principais ligas da Europa
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…