Tite nova Brasil, de Tite, deve ser segundo no próximo ranking da Fifa. Foto: Lucas Figueiredo/Mowa Press

Quatro das oito seleções campeãs do mundo trocam de técnico. E junho ainda nem acabou…

Publicado em Esporte, Sem categoria

Os meses de junho e de julho são das seleções na Copa América Centenário e na Eurocopa, mas também da dança das cadeiras. Das oito campeãs do mundo, quatro trocaram ou vão mudar de comando. Na lista estão Brasil, Espanha, Inglaterra e Itália.

Antes do início da Eurocopa, a Itália anunciou que Giampiero Ventura, 68 anos, é o herdeiro do cargo de Antonio Conte na Squadra Azzurra. O treinador que eliminou a Espanha na última segunda-feira e classificou o país da bota para as quartas do torneio continental foi contratado pelo Chelsea, da Inglaterra.

Na sequência, o Brasil foi eliminado na fase de grupos da Copa América Centenário na derrota para o Peru. Dunga perdeu o emprego e deu lugar a Tite. A estreia do novo comandante verde-amarelo está marcada para setembro, em Quito, contra o Equador, pelas Eliminatórias para a Copa de 2018. A partida seguinte é em Manaus, contra a Colômbia.

As oitavas de final da Eurocopa derrubaram dois treinadores. Campeão mundial em 2010 e da Eurocopa em 2012 com um inesquecível 4 x 0 diante da Itália, Vicente del Bosque deixou o cargo nesta terça-feira segundo a imprensa espanhola e ainda não tem sucessor. Joaquín Caparrós é um dos favoritos. No mesmo dia, Roy Hodgson encerrou o ciclo à frente da Inglaterra após o vexame diante da Islândia.

Das oito seleções campeãs do mundo, quatro mantêm por enquanto os seus comandantes. França e Alemanha estão nas quartas de final da Eurocopa sob as batutas de Didier Deschamps e Joachim Löw, respectivamente. Apresar da eliminação na fase de grupos da Copa América Centenário, o Uruguai mantém Óscar Washington Tabárez empregado. Por sinal, é o mais estável entre os treinadores das oito campeãs do mundo. Ele ocupa o cargo desde 2006, ou seja, lidera a Celeste há 10 anos.

Vice-campeão nas últimas três edições da Copa América — em 2011 pelo Paraguai e em 2015 e 2016 pela Argentina — Gerardo “Tata” Martino está prestigiado ao menos até os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Vale lembrar que a Associação de Futebol Argentina está sem comando. Portanto, tudo pode acontecer de uma hora para outra. Inclusive nada.

 

A dança das cadeiras nas seleções campeãs do mundo…
Brasil: sai Dunga, entra Tite
Itália: sai Antonio Conte, entra Giampiero Ventura
Espanha: sai Vicente del Bosque, entra (?)
Inglaterra: sai Roy Hodgson, entra (?)
Argentina: Gerardo Martino (permanece)
Uruguai: Óscar Washington Tabárez (permanece)
Alemanha: Joachim Löw (permanece)
França: Didier Deschamps (permanece)