CR7 A Juventus, de Cristiano Ronaldo, é quinta colocada no Italiano. Foto: Marco Bertorelo/AFP A Juventus, de Cristiano Ronaldo, é quinta colocada no Italiano. Foto: Marco Bertorelo/AFP

Da Superliga ao mico: potências arriscam não se classificar para próxima Champions League

Publicado em Esporte

As últimas rodadas das ligas nacionais da Europa deixam algumas potencias sob pressão na corrida por vaga para a temporada 2021/2022 da Champions League. Pioneiros da Superliga entre os 12 signatários, Juventus, Liverpool, Tottenham e Arsenal arriscam ficar fora da próxima edição do principal torneio de clubes do mundo. Outras camisas pesadas do Velho Continente, como Benfica, PSV Eindhoven e Borussia Dortmund poder ser submetidos à perigosa fase eliminatória para ter acesso à fase de grupos.

Como se não bastasse perder a hegemonia do Campeonato Italiano para a Internazionale, a Juventus amarga o quinto lugar no Campeonato Italiano. A Velha Senhora bate o ponto na Champions League desde a temporada 2012/2013. Hoje, os representantes do país no torneio seriam Internazionale, Atalanta, Milan e Napoli. A briga da Juventus é com os últimos três. A vantagem da vice-líder Atalanta é de três pontos em relação à quinta colocada.

O Liverpool vive um drama na Premier League. A trupe de Jürgen Klopp ocupa o sexto lugar no Campeonato Inglês, seis pontos atrás do Leicester, quarto colocado. Manchester City e Manchester United estão confirmados na próxima edição. Chelsea, Leicester, Liverpool, West Ham, Tottenham e Everton disputam as últimas duas vagas via liga nacional. Longe do pelotão de elite, o Arsenal pode ficar fora de torneios continentais pela primeira vez em 25 anos.

 

Juventus, Benfica, PSV Eindhoven e Borussia Dortmund são alguns campeões da Champions League sob pressão na corrida por vagas para a próxima edição do torneio continental

 

Jorge Jesus trocou o Flamengo pelo Benfica com a missão de derrubar o Porto do pedestal e está perto de ver o Sporting, arquirrival de Lisboa, conquistar o Campeonato Português. Terceiro colocado na Primeira Liga, o time encarnado caminha para disputar, pela segunda temporada consecutiva, a fase prévia da Liga dos Campeões. Nesta, foi eliminado pelo PAOK.

Na Alemanha, o Borussia Dortmund vive perigosamente. É o quarto integrante do G-4, atrás do Bayern de Munique, RB Leipzig e Wolfsburg, mas tem o Eintracht Frankfurt na cola, um pontinho atrás. Sexto, o Bayer Leverkusen, por exemplo, não disputará a próxima Champions.

Na Holanda, o tradicional PSV Eindhoven terá de encarar a fase eliminatória. Semifinalista da Champions League em 2020, o Lyon pode ter como limite a Liga Europa.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf